O
A lista começou ainda em 2025, com as permanências de Marlon e Zé Ivaldo em Grêmio e Santos, respectivamente. Os defensores estavam emprestados e foram adquiridos pelos gigantes nacionais.
Também no fim do ano, a relação cresceu com Yannick Bolasie, Eduardo e Gamarra, que estavam no elenco não tiveram contratos renovados. Weverton e Palacios já estavam emprestados em outras equipes e tiveram saídas definitvas sacramentadas com o fim de seus vínculos.
Nesta temporada, o Cruzeiro atuou em duas frentes para liberar atletas fora dos planos. Os jovens João Pedro, Arthur Viana e Fernando foram negociados em definitivo, sem compensações financeiras relevantes, com preservação de direitos econômicos para vendas futuras.
Bolasie durante treino pela Chapecoense
Esse modelo tem sido muito utilizado no futebol atualmente. É uma forma de que duas equipes consigam negociar um atleta em uma relação de ganhos para os dois lados.
Outros jogadores saíram por empréstimo, de forma mais tradicional: Gabigol, Léo Aragão, Ian Luccas e Tevis.
A mais recente — e inesperada — venda foi a de Ryan Guilherme, negociado por pouco mais de 2 milhões de euros com o Rio Ave-POR.
Gabigol, atacante do Santos
Lista de saídas do Cruzeiro em 2026
- Marlon - Grêmio (em definitivo)
- Zé Ivaldo - Santos (em definitivo)
- Eduardo - Mirassol (fim de contrato)
- Yannick Bolasie - Chapecoense (fim de contrato)
- Mateo Gamarra - Athletico-PR (fim de empréstimo)
- Weverton - Vila Nova-GO (fim de contrato)
- Helibelton Palacios - Independiente Santa Fe-COL (fim de contrato)
- Ian Luccas - Athletic (emprestado)
- Léo Aragão - Avaí (empréstimo)
- Tevis - Yokohama Marinos-JAP (emprestado)
- Gabigol - Santos (emprestado)
- Ryan Guilherme - Rio Ave-POR (em definitivo)
- João Pedro - Londrina-PR (em definitivo)
- Arthur Viana - Caxias-RS (em definitivo)
- Fernando - Santa Clara-POR (em definitivo)
Lista deve aumentar
A lista de saídas do Cruzeiro deve crescer em breve. Kauã Prates, por exemplo, está negociado com o Borussia Dortmund-ALE, em uma transferência inicial de 12 milhões de euros, mas que pode se transformar na maior da história do clube celeste.
O lateral-esquerdo, no entanto, só tem 17 anos e poderá rumar à Alemanha apenas após completar o 18º aniversário, em agosto.
Alguns outros jogadores do elenco estão na mira de saída, como Jhosefer e Walace. O Cruzeiro não conta com a dupla para a temporada e tenta encontrar novos destinos.
Walace, volante do Cruzeiro