Isso porque torcedores dos dois times invadiram o gramado da Vila Capanema, em Curitiba, nos minutos finais e brigaram. Tudo ocorreu logo após o gol de Robson, aos 46 do segundo tempo, que sacramentou a vitória mínima para o time do Alto da Glória.
Na ocasião, a Raposa atravessava uma péssima fase e estava em situação delicada na briga contra o rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro. A derrota para o vice-lanterna Coritba, na 34ª rodada, destruiu a moral do Cruzeiro, que ainda conseguiu se recuperar para não cair.
Cruzeiro foi derrotado pelo Coritiba na Vila Capanema
Relembre o episódio
Depois de o Coritiba abrir o placar, membros de torcidas organizadas do Cruzeiro deixaram as arquibancadas da Vila Capanema e invadiram o gramado. Os jogadores dos dois times, além da arbitragem, retornaram aos vestiários e imediatamente.
No mesmo momento, torcedores do Coxa também entraram no campo, e uma briga generalizada começou. Paranaenes e mineiros, que nutrem rivalidade de longa data no mundo das organizadas, trocaram socos, pontapés e protagonizaram cenas de selvageria.
A segurança e o policiamento entraram em ação para encerrar a confusão. Foram disparados bombas de efeito moral e tiros de bala de borracha para dispersar a multidão.
O jogo, que já estava na reta final, foi retomado pela arbitragem após 45 minutos para a disputa dos acréscimos. O Cruzeiro não mudou o panorama, e o Coritiba garantiu a vitória por 1 a 0.
Torcedores de Coritiba e Cruzeiro se enfrentaram
Consequências da confusão
Como consequência da invasão da torcida, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) puniu os clubes com jogos de portões fechados.
Cruzeiro e Coritiba foram julgados por briga entre torcedores em 2023
Dentro de campo, a Raposa se deu melhor que o Coxa e, mesmo com dificuldades, permaneceu na Primeira Divisão. O time celeste demitiu Zé Ricardo e terminou em 14º lugar, com 47 pontos.
O Coritiba não escapou e caiu como vice-lanterna, com apenas 30 pontos. Os paranaenes ficaram dois anos na Segunda Divisão e, por isso, as equipes não se enfrentaram desde então.
Coritiba 1 x 0 Cruzeiro - Ficha do jogo
Coritiba
Gabriel Vasconcelos; Natanael, Thalisson Gabriel, Henrique (Reynaldo) e Victor Luis; Andrey, Bruno Gomes, Sebastian Gomez; Robson Marcelino Moreno (Garcez) e Islam Slimani (Diogo Oliveira). Técnico: Thiago Kosloski
Cruzeiro
Rafael Cabral; William, Luciano Castán, Neris e Marlon; Matheus Jussa (Ian Luccas), Lucas Silva (Machado) e Nikão (Wesley); Matheus Pereira (Mateus Vital), Bruno Rodrigues e Rafael Elias (Arthur Gomes). Técnico: Zé Ricardo
Gol: Robson (45' 2T)
Cartões amarelos: Thalisson Gabriel, Marcelino Moreno, Robson, Reynaldo (Coritiba); Matheus Jussa, Neris, Ian Luccas e Filipe Machado (Cruzeiro)
Motivo: 34ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 11 de novembro de 2023, às 14h (de Brasília)
Local: Estádio Durival Britto, em Curitiba (PR)