Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Cruzeiro e Coritiba se encontram pela primeira vez desde jogo de ‘cenas lamentáveis’

Último duelo entre os times teve briga generalizada entre as torcidas no gramado da Vila Capanema, em Curitiba

Torcidas invadiram o campo e brigaram durante jogo entre Cruzeiro e Coritiba

Cruzeiro e Coritiba se enfrentam nesta quinta-feira (5), às 21h30 (de Brasília), no Mineirão, após mais de dois anos. O último encontro entre as equipes aconteceu no dia 11 de novembro de 2023 e entrou para a história por acontecimentos lamentáveis.

Isso porque torcedores dos dois times invadiram o gramado da Vila Capanema, em Curitiba, nos minutos finais e brigaram. Tudo ocorreu logo após o gol de Robson, aos 46 do segundo tempo, que sacramentou a vitória mínima para o time do Alto da Glória.

Na ocasião, a Raposa atravessava uma péssima fase e estava em situação delicada na briga contra o rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro. A derrota para o vice-lanterna Coritba, na 34ª rodada, destruiu a moral do Cruzeiro, que ainda conseguiu se recuperar para não cair.

Cruzeiro foi derrotado pelo Coritiba na Vila Capanema

Relembre o episódio

Depois de o Coritiba abrir o placar, membros de torcidas organizadas do Cruzeiro deixaram as arquibancadas da Vila Capanema e invadiram o gramado. Os jogadores dos dois times, além da arbitragem, retornaram aos vestiários e imediatamente.

No mesmo momento, torcedores do Coxa também entraram no campo, e uma briga generalizada começou. Paranaenes e mineiros, que nutrem rivalidade de longa data no mundo das organizadas, trocaram socos, pontapés e protagonizaram cenas de selvageria.

A segurança e o policiamento entraram em ação para encerrar a confusão. Foram disparados bombas de efeito moral e tiros de bala de borracha para dispersar a multidão.

O jogo, que já estava na reta final, foi retomado pela arbitragem após 45 minutos para a disputa dos acréscimos. O Cruzeiro não mudou o panorama, e o Coritiba garantiu a vitória por 1 a 0.

Torcedores de Coritiba e Cruzeiro se enfrentaram

Consequências da confusão

Como consequência da invasão da torcida, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) puniu os clubes com jogos de portões fechados.

Cruzeiro e Coritiba foram julgados por briga entre torcedores em 2023

Dentro de campo, a Raposa se deu melhor que o Coxa e, mesmo com dificuldades, permaneceu na Primeira Divisão. O time celeste demitiu Zé Ricardo e terminou em 14º lugar, com 47 pontos.

O Coritiba não escapou e caiu como vice-lanterna, com apenas 30 pontos. Os paranaenes ficaram dois anos na Segunda Divisão e, por isso, as equipes não se enfrentaram desde então.

Coritiba 1 x 0 Cruzeiro - Ficha do jogo

Coritiba

Gabriel Vasconcelos; Natanael, Thalisson Gabriel, Henrique (Reynaldo) e Victor Luis; Andrey, Bruno Gomes, Sebastian Gomez; Robson Marcelino Moreno (Garcez) e Islam Slimani (Diogo Oliveira). Técnico: Thiago Kosloski

Cruzeiro

Rafael Cabral; William, Luciano Castán, Neris e Marlon; Matheus Jussa (Ian Luccas), Lucas Silva (Machado) e Nikão (Wesley); Matheus Pereira (Mateus Vital), Bruno Rodrigues e Rafael Elias (Arthur Gomes). Técnico: Zé Ricardo

Gol: Robson (45' 2T)

Cartões amarelos: Thalisson Gabriel, Marcelino Moreno, Robson, Reynaldo (Coritiba); Matheus Jussa, Neris, Ian Luccas e Filipe Machado (Cruzeiro)

Motivo: 34ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 11 de novembro de 2023, às 14h (de Brasília)
Local: Estádio Durival Britto, em Curitiba (PR)

Leia também

Lucas Barbosa é repórter do portal Itatiaia Esporte. Formado pela UFOP e natural de Raul Soares-MG, tem experiência em coberturas esportivas e jornalismo hiperlocal. Apaixonado pelo futebol brasileiro e suas histórias mais profundas, também já passou por veículos de rádio e televisão.

Ouvindo...