Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Leonardo Jardim, na mira do Cruzeiro, revela características de trabalho

Português é principal nome para assumir cargo de técnico do Cruzeiro

Leonardo Jardim durante sua passagem pelo Al-Ain, dos Emirados Árabes

Leonardo Jardim é o principal nome da diretoria do Cruzeiro para assumir o cargo de treinador, vago desde a demissão de Fernando Diniz, na segunda-feira (27). O comandante, que segundo o jornal português Record tem assinado um pré-contrato, revelou as principais características do próprio trabalho.

As falas foram registradas num evento da Federação Portuguesa de Futebol, em 2018. À época, Leonardo Jardim era treinador do Monaco e já havia sido campeão francês e semifinalista da Champions League.

“Leonardo Jardim é uma pessoa que tem duas características que eu acho que para mim são importantes, ao meu ver. Uma é adaptar. Outra é ser realista àquilo que eu tenho”, disse.

“Se eu for treinador do Sporting, vindo do sétimo lugar, eu tenho que conseguir resultados. Não tenho que conseguir espetáculo, porque os adeptos estão à espera de resultados e não de espetáculo”, completou.

Jardim comentou a situação do Sporting, onde foi vice-campeão português na temporada 2013/14. Jardim conseguiu uma campanha de 25 pontos a mais que na temporada anterior, quando o clube terminou na 7ª colocação.

Leia também

O português revelou que, quando há tempo e condições para aliar os resultados ao ‘espetáculo’, é o objetivo. Leonardo Jardim não escondeu que o grande foco, no entanto, é buscar vitórias.

“Com certeza, treinando o Monaco há três anos, depois de consolidar a equipe e neste ano (2018) reforçamos o plantel, há possibilidade de ter resultados e dar um pouco de espetáculo. O futebol de todos os treinadores é ter bons jogadores, é ganhar, é jogar bem, é fazer muitos gols. É o objetivo de todos”, pontuou.

“Com certeza quando não os tem, quando não tem essa capacidade não ter os melhores jogadores para jogar bem, com certeza prefiro ganhar. Quando podemos conciliar as duas coisas, podemos respeitar o espetáculo, os adeptos e o bom futebol”, finalizou.

Carreira

O técnico tem 50 anos e soma 13 jogos, cinco vitórias, três empates e cinco derrotas pelo Al-Ain. A diretoria do clube asiático estudava a saída do português após o rendimento no início da temporada.

Na carreira, Leonardo Jardim acumula títulos de expressão, sendo o principal deles o Campeonato Francês de 2016/2017, quando revelou Kylian Mbappé para o mundo e montou um ‘esquadrão’ formado por Falcao Garcia, Fabinho e Bernardo Silva. Já em 2021, no Al-Hilal, ele conquistou a Champions League da Ásia, a Liga Saudita e a Supertaça Saudita.

Em 2022/2023, Leonardo Jardim venceu a Liga do Golfo pelo Al-Ahli, dos Emirados Árabes. No Olympiacos, da Grécia, o treinador iniciou a campanha que terminou com o título da Liga Grega e a Copa da Grécia na temporada 2012/2013. Já no Beira-Mar, de Portugal, ele faturou a Segunda Liga Portuguesa, na época 2009/2010.

Números de Leonardo Jardim

  • Camacha-POR (2003-2007): 138J, 61V, 34E, 43D;
  • Chaves-POR (2007-2009): 38J, 22V, 9E, 7D;
  • Beira-Mar-POR (2009-2011): 66J, 25V, 21E, 20D;
  • Braga-POR (2011-2012): 46V, 27V, 10E, 9D;
  • Olympiacos-GRE (2012-2013): 24J, 18J, 3E, 3D;
  • Sporting-POR (2013-2014): 35J, 23V, 8E, 4D;
  • Monaco-FRA (2014-2020): 270J, 139V, 65E, 66D;
  • Al-Hilal-ARA (2021-2022): 25J, 15V, 8E, 2D;
  • Al Ahli-EAU (2022-2023): 32J, 19V, 8E, 5D;
  • Al-Rayyan-CAT (2023-2024): 30J, 19V, 3E, 8D;
  • Al Ain-EAU (2024-2025): 13J, 5V, 3E, 5D;

Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Leonardo Parrela é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com ge.globo, UOL Esporte e Hoje Em Dia. Tem experiência em diversas coberturas como Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.