O
Com pouco tempo entre as temporadas por conta da reformulação do calendário nacional, Tite tem tentando, ao mesmo tempo, conciliar a preparação do elenco para o restante do ano com o desempenho em resultados. Não tem sido uma tarefa fácil.
A oscilação na primeira fase do Campeonato Mineiro, contudo, não é uma exclusividade do atual trabalho. Desde que o atual formato foi instaurado, o Cruzeiro tem, pela terceira vez em quatro edições, problemas para impor o favoritismo de sua camisa e ser dominante.
2023
Em 2023, primeiro ano do formato, o Cruzeiro chegou à competição estadual após subir da Série B do Campeonato Brasileiro. Com um orçamento modesto e incertezas acerca do técnico Paulo Pezzolano, a equipe passou longe de brilhar e convencer o torcedor.
A Raposa terminou a primeira fase com 12 pontos no Grupo C - três vitórias, três empates e duas derrotas. O time liderou sua chave, mas a diferença para América (18 pontos) e Atlético (20 pontos) chamou atenção.
Cruzeiro venceu o Villa Nova por 4 a 0 na primeira fase do Mineiro de 2023
2024
Nesse ano, o Cruzeiro fez bonito na primeira fase do Campeonato Mineiro. Treinado por Nicolás Larcamón, o time fez 19 pontos e teve a melhor campanha geral, com seis vitórias, uma derrota e um empate.
Na finalíssima, a Raposa pôde jogar o último jogo e teve a vantagem dos resultados iguais. O Atlético acabou vencendo no Mineirão e ficou com a taça.
Larcamón orienta jogadores do Cruzeiro em clássico na Arena MRV
2025
Mesmo com contratações de peso, o Cruzeiro fez, em 2025, sua pior participação em uma primeira fase de Campeonato Mineiro. O time conquistou apenas 11 pontos depois de três vitórias, três derrotas e dois empates.
A Raposa passou na liderança do Grupo C, por conta da baixa pontuação dos concorrentes. Os dois times rebaixados na edição, inclusive, estavam na chave: Aymorés e Villa Nova.
Para se ter ideia do cenário, o Cruzeiro teve a apenas a sexta melhor campanha geral da primeira fase.
Cruzeiro perdeu para o Democrata-GV pelo Campeonato Mineiro de 2025
2026
Depois de cinco partidas, o Cruzeiro tem seis pontos e está na vice-liderança do Grupo C, atrás do North, que tem oito.
Tite usou o time titular em apenas duas oportunidades: na vitória sobre o Uberlândia e na derrota para o Atlético. Contra Pouso Alegre e Tombense, o que se viu foi uma equipe completamente reserva e de jovens da base, conforme planejamento da pré-temporada.
No revés diante do Democrata-GV, a Raposa usou uma equipe reserva, mas acionou destaques no segundo tempo.
Em meio às dificuldades do calendário, o Cruzeiro voltou a oscilar no estadual. Com três rodadas restantes, o time celeste chegará, no máximo, a 15 pontos e 62,5% de aproveitamento.
Atlético e Cruzeiro se enfrentaram em clássico na Arena MRV no domingo (25)
Próximos jogos do Cruzeiro na primeira fase do Campeonato Mineiro
- 01/02, às 20h - Betim x Cruzeiro - 6ª rodada do Campeonato Mineiro
- 08/02, às 18h - Cruzeiro x América - 7ª rodada do Campeonato Mineiro
- 14/02, às 19h - URT x Cruzeiro - 8ª rodada do Campeonato Mineiro