Por questões de segurança e baseada em recomendação da Polícia Militar e no regulamento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a Federação Mineira de Futebol (FMF) determinou, por meio de ofício, que o jogo seja disputado sem público na casa do Time da Cidade.
De acordo com a entidade, o laudo do Betim e da Arena Urbsan comportaria apenas torcida única em jogos de grande porte, como o contra Cruzeiro e Atlético. Neste cenário, o clube pode aceitar a decisão ou escolher, até quarta-feira (28), um novo estádio a até 50 km de distância da sede para receber o embate.
- Capacidade da Arena Vera Cruz: 4.800 pessoas, com 354 lugares para o setor visitante.
Arena Vera Cruz, em Betim
Betim mantém otimismo por público na Arena Urbsan
O Betim Futebol, contudo, discorda da decisão da FMF e alega que a entidade se baseia apenas em uma decisão própria para realizar o jogo de portões fechados e não com torcida única - só com torcedores do Time da Cidade. Há otimismo de que a partida tenha presença de público na Arena Urbsan.
Em contato com Itatiaia, Josué Morais, gerente de futebol do Betim, revelou o posicionamento do clube em meio à situação. De acordo com o dirigente, há uma recomendação e não uma recomendação de proibição de torcida em jogos de maior apelo.
“A princípio, estamos trabalhando com torcida. Nós temos o laudo vigente, com liberação de torcida para os jogos aqui. Tem uma recomendação de que os jogos que tenham apelo maior, com os grandes, não sejam feitos com torcida mista (duas torcidas), mas não tem proibição de torcida. Estamos trabalhando nesse sentido: ou liberação de torcida mista ou, na pior das hipóteses, a nossa torcida”, disse o dirigente.
“Mas já estamos trabalhando com os órgãos competentes, Polícia Militar e Guarda Municipal, para que seja liberado o público sim”, completou.
O Betim Futebol confia que o conseguirá o laudo liberando torcida única até às 12h (de Brasília) da sexta-feira (31), prazo limite definido pela FMF.
O clube ainda está disposto a abrir mão da presença de seus torcedores nos outros jogos como visitante para ter torcida única diante do Cruzeiro. Segundo a direção, essa situação seguiria o sétimo parágrafo do artigo 51 do Regulamento Geral do Campeonato Mineiro.
§ 7º. Caso uma equipe apresente todos os laudos técnicos de seu estádio, mas com proibição da presença de torcida visitante, estará impedida de ter sua torcida nos jogos realizados fora de seus domínios.
Plano B?
Neste momento, o Betim não trabalha com um plano B para mandar o jogo em outro estádio. O clube prefere manter o jogo com portões fechados na Arena Urbsan do que mudar o local.
“Torcida mista vai ter o setor visitante e o setor mandante. Para nós, isso seria o melhor, e a gente acha que dá para fazer se tiver o bom senso de todos. Tivemos, ano passado, o jogo com o América aqui, por exemplo, com torcida dividida”, destacou Josué.
Cruzeiro e Atlético nunca enfrentaram o Betim na Arena Urrbsan. O clube da Região Metropolitana estreou no Módulo II em 2025.
O estádio está localizado na na Rua José Basílio, 02, no bairro Açude, em Betim.