A diretoria do Cruzeiro investe na montagem de um elenco forte para 2025, principalmente com a contratação de nomes importantes, como Dudu (já anunciado oficialmente), Gabigol (a ser anunciado nos primeiros dias do ano que vem), dentre outros. No entanto, a preocupação da gestão de Pedro Lourenço não fica apenas dentro das quatro linhas. Por isso, o clube está aplicando recursos milionários também na modernização de seu centro de treinamento.
Segundo apuração da Itatiaia, a Toca da Raposa II passa por importante reforma em locais estratégicos do CT. A intenção é modernizar espaços que estavam defasados do ponto de vista estrutural e tecnológico.
Um dos locais que passa por reformas é o hotel da concentração da Toca da Raposa II. Os quartos estão sendo totalmente reformados. Os espaços eram antigos do ponto de vista arquitetônico e por isso estão sendo totalmente modernizados.
As últimas mudanças nessa parte do CT haviam sido feitas antes da Copa do Mundo de 2014. Nesse período, o Cruzeiro recebeu a delegação do Chile em seu centro de treinamento.
A informação de que o CT do Cruzeiro passa por reformas foi antecipada pelo jornalista Héverton Guimarães. A Itatiaia avançou nos detalhes das obras.
Término da reforma
As obras foram iniciadas durante as férias dos atletas. Como o Cruzeiro terá compromissos nos Estados Unidos na pré-temporada, haverá tempo hábil para adiantar o máximo possível das intervenções nas dependências internas do CT.
O time celeste tem previsão de viajar aos Estados Unidos no dia 5 de janeiro de 2025. Dez dias depois, a equipe do técnico Fernando Diniz enfrentará o São Paulo. No dia 18 de janeiro, o compromisso será o clássico com o Atlético.
Fim do ‘prédio fantasma’
Outra parte importante da obra está sendo realizada em um espaço que estava abandonado no centro de treinamento. No fim de 2017, o Cruzeiro iniciou a construção de um prédio que seria um novo hotel para a concentração dos jogadores. Essa obra foi paralisada em 2020.
Desde então, ficaram de pé as estruturas de concreto do “prédio fantasma”, local sem qualquer uso ou utilidade no clube.
Com a retomada da reforma, o Cruzeiro vai construir um novo hotel na concentração. Nesse espaço também terá um novo restaurante, nova academia totalmente moderna e tecnológica, e uma piscina para trabalhos físicos dentro da água.
Um novo contrato de compra de aparelhos de musculação foi assinado pelo Cruzeiro. O clube comprou equipamentos de última geração, totalmente modernos para auxiliar o departamento de saúde e performance durante a temporada de 2025.
Pedro Lourenço financiou obra na Toca
Antes de se tornar dono da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do Cruzeiro, Pedro Lourenço financiou uma obra de modernização na Toca II. Foram gastos cerca de R$ 6 milhões em uma reforma estrutural CT. Foram quase 70 dias de serviços no CT.
“Essa modernização da Toca da Raposa II foi para suprir uma demanda de corte de custos e melhoria da qualidade dos colaboradores. Não tem nada de luxo envolvido, não tem gastança. Foi tudo muito bem planejado, orçado e executado em uma obra de 68 dias. Foi um prazo recorde”, explicou Enrico Ambrogini, diretor de operações do Cruzeiro à época, durante o quarto episódio da série “A Virada”, do Globoplay, atração que mostrou os bastidores do acesso do Cruzeiro à Série A do futebol brasileiro.