Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Ex-Cruzeiro revela ‘rusga’ com colegas de time por drible: ‘Tive problemas’

Jogador ficou internacionalmente conhecido por drible realizado quando estava no Cruzeiro

O ex-atacante Kerlon ficou conhecido pelo apelido “Foquinha”. O ex-jogador, revelado pelo Cruzeiro, conduzia a bola com ‘embaixadinhas’ na cabeça. O drible, que virou apelido, virou marca registrada do jogador. Aposentado desde 2017, hoje com 36 anos, Kerlon relembra que os próprios companheiros de time pediam para que ele não fizesse o gesto tradicional.

“Quando subi ao profissional, até mesmo meus colegas de equipe me aconselhavam para não realizar o driblema. Eles falavam que eu estava procurando por confusão. Tive problemas com os mais experientes”, revelou em entrevista ao jornal The New York Times.

Kerlon fez a primeira partida como profissional em 2005. Antes, fez toda o processo de categorias de base na própria Raposa. O ex-jogador afirmou que a postura quando realizava o drible nas categorias menores era diferente.

“Na base me demonstravam muito apoio”, completou.

Atualmente, Kerlon é responsável por uma escolinha de futebol nos Estados Unidos. O jogador se aposentou com 29 anos depois de seis lesões de ligamento cruzado e dois problemas no tornozelo.

Leia também

A origem do drible

Em longa reportagem publicada nessa segunda-feira (9), Kerlon revelou que desenvolveu o drible “Foquinha” depois de uma conversa com o pai. Silvino incentivou o jogador e aperfeiçoou todo o processo até que o drible fosse realizado pela primeira vez, quando Kerlon tinha 13 anos.

“Meu pai parou e perguntou: se você correr com a bola na cabeça assim, seria falta? Eu disse que não sabia, mas a gente deveria descobrir. Meu pai olhou as regras e era legal, não tinha penalidade naquilo”, disse.

“Comecei a treinar com a corrida e depois com cones, driblando como se fossem oponentes. Trabalhamos nisso vários dias até ficar perfeito, realmente foi um processo”, explicou.

A carreira de Kerlon

Kerlon surgiu como grande destaque das categorias de base do Cruzeiro e brilhou também pela Seleção no Sul-Americano Sub-17 em 2005. Mino Raiola, um dos principais empresários do mundo do futebol, passou a agenciar a carreira do jogador.

Kerlon saiu do Cruzeiro vendido para a Internazionale-ITA, mas nunca atuou pela equipe nerazzuri. Entre as lesões, rodou por empréstimo em vários clubes. Ajax-HOL, Paraná, Nacional de Patos de Minas, Fujieda MYFC-JAP, Weymouth Wales (Barbados), Miami Dade-EUA, Sliema Wanderes-MAL, Villa Nova e Spartak Trnava-ESL.

No Cruzeiro, foram 41 partidas com um gol marcado. O ‘Drible da Foca’ foi realizado num clássico entre Cruzeiro e Atlético, em 2007. Kerlon foi agredido por Coelho, então lateral-direito do Atlético, em lance que gerou grande confusão.


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Leonardo Parrela é repórter multimídia na área de esportes na Itatiaia. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com Globo Esporte, UOL Esporte e Hoje Em Dia, onde cobriu Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.
Leia mais