O Cruzeiro tem conversas adiantadas para o retorno do preparador de goleiros Roberto Santos, conhecido como “Robertinho”. O profissional, atualmente no Santa Clara, de Portugal, é um nome que agrada bastante os integrantes do departamento de futebol celeste.
Robertinho está na Europa desde 2020, ano em que saiu do Cruzeiro, após intensa reformulação no futebol do clube. Em Portugal, trabalhou no Alverca-POR, e, por último, no Santa Clara-POR, onde alcançou nesta temporada o acesso à Primeira Divisão portuguesa.
A informação do interesse do Cruzeiro em Robertinho foi antecipada pelo site Deus me Dibre, e confirmada pela Itatiaia.
Na Toca da Raposa II, Robertinho permaneceu por dez anos, entre 2010 e 2020. Ele foi responsável por trabalhar com o goleiro Fábio em um dos momentos de melhor performance do jogador com a camisa do Cruzeiro.
Além de Fábio, atualmente no Fluminense, Robertinho trabalhou na Toca II com outros goleiros que estão em clubes da Série A do Campeonato Brasileiro deste ano: Rafael (titular no São Paulo), Gabriel Brazão (reserva no Santos), Gabriel Vasconcelos (titular no Juventude), Vitor Eudes (reserva no Fluminense).
Hoje, o preparador de goleiros da equipe principal do Cruzeiro é Rogério Maia.
Processo na Justiça
Robertinho deixou o Cruzeiro após reformulação no departamento de futebol, em 2020, depois da queda do clube à Série B do Campeonato Brasileiro. O preparador de goleiros foi desligado por causa do “choque de gestão” promovido no clube à época por uma diretoria transitória (Conselho Gestor).
O preparador de goleiros acionou o Cruzeiro na Justiça do Trabalho cobrando R$ 5 milhões, por falta de pagamento de salários, atraso no depósito de Fundo de Garantia (FGTS), multa rescisória, além da cobrança por pagamento de bonificações.
Com a aprovação da Recuperação Judicial do Cruzeiro, Robertinho entrou na fila de credores para receber o pagamento da dívida.