Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Com Matheus Pereira, Cruzeiro tenta ampliar bons números contra o Fortaleza

Pelo Campeonato Brasileiro, meia-atacante reforça o time de Fernando Seabra nesta quarta-feira (17), às 20h (de Brasília), no Castelão

Matheus Pereira, meia do Cruzeiro, em treino no CT do Ceará, em Fortaleza

Recuperado de uma pancada no pé esquerdo, Matheus Pereira deve ser titular do Cruzeiro na partida contra o Fortaleza, no Castelão. As equipes vão se enfrentar nesta quarta-feira (17), às 20h (de Brasília), na capital cearense, pela 2ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

Principal garçom do Cruzeiro na temporada, com sete assistências, o camisa 10 treinou normalmente na noite dessa terça (16), no CT de Porangabuçu, do Ceará. No último domingo (14), Matheus Pereira levou uma dura falta do zagueiro Alexander Barboza, do Botafogo, expulso pelo lance, e acabou deixando o Mineirão, em Belo Horizonte, mancando.

Apesar da preocupação do Departamento Médico (DM) do Cruzeiro, o meia-atacante participou de toda a última atividade antes do confronto.

Cruzeiro tem retrospecto positivo fora de casa contra o Fortaleza

No Castelão, o Cruzeiro tem bom retrospecto em confrontos com o Fortaleza. Ao todo, em sete jogos, o clube celeste venceu quatro, empatou outro e perdeu em duas ocasiões para o Leão do Pici.

No Brasileirão, os números também apontam vantagem para os mineiros. No geral, Cruzeiro e Fortaleza já se enfrentaram dez vezes pela competição, com cinco vitórias cruzeirenses, dois empates e três triunfos para o Tricolor.

Cruzeiro volta ao local onde deu ‘arrancada’ em 2023

Quase cinco meses após o último confronto, o Cruzeiro visitará o Fortaleza. Novamente comandado por Fernando Seabra, o time celeste volta ao local onde deu passo importante para escapar do rebaixamento em 2023.

No dia 18 de novembro do ano passado, o Cruzeiro chegou a Fortaleza sob extrema pressão. À época, a equipe estava na zona da degola, com 37 pontos, e vinha de três derrotas consecutivas no Brasileirão. Sob a desconfiança da torcida e com a recente demissão de Zé Ricardo, coube a Paulo Autuori e Seabra “assumirem a bronca” na reta final do campeonato.

Na estreia da dupla, justamente contra o Fortaleza, o Cruzeiro foi pressionado, mas conquistou uma vitória importantíssima. Aos 35 minutos do segundo tempo, Bruno Rodrigues recebeu belo passe de Ian Luccas e tocou na saída de João Ricardo para marcar o único gol do jogo. A partida, atrasada pela 30ª rodada, marcou a saída dos mineiros do Z4.

A vitória foi tão importante para o Cruzeiro que, após o resultado em Fortaleza, o time não perdeu mais no Brasileirão. Dali em diante, foram mais quatro empates e uma vitória.

Com 47 pontos, quatro à frente do Santos, o primeiro rebaixado e 17º colocado, o Cruzeiro terminou a campanha em 14º lugar.

Retorno do Cruzeiro a Fortaleza

Em 2024, o Cruzeiro volta a Fortaleza em um momento relativamente melhor. Apesar da semana anterior ter sido conturbada pela perda do título estadual e por um vexame na Copa Sul-Americana, o elenco comandado por Fernando Seabra deu uma resposta positiva na vitória contra o Botafogo, em Belo Horizonte, na 1ª rodada do Brasileirão.

Na abertura da Série A, assim como o Cruzeiro, o Fortaleza também conquistou os três primeiros pontos. Fora de casa, os comandados de Juan Pablo Vovjoda derrotaram o São Paulo, no Morumbis, por 2 a 1.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Leonardo Garcia Gimenez é repórter multimídia na Itatiaia. Natural de Arcos-MG e criado em Iguatama-MG. Passou também pela Record Minas.