Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Larcamón completará dez jogos pelo Cruzeiro em meio a turbilhão de emoções; veja balanço

Técnico argentino vive passagem intensa no início de temporada na Toca da Raposa II

Nicolás Larcamón vai completar dez jogos pelo Cruzeiro em duelo com Tombense

O técnico Nicolás Larcamón vai completar, diante do Tombense, o décimo jogo à frente do Cruzeiro. Em meio à primeira experiência no futebol brasileiro, o treinador argentino já coleciona fatos marcantes no início da temporada.

Semifinalista do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro registrou, sob o comando de Larcamón, a melhor campanha geral após seis anos. Na primeira fase, o time celeste conquistou seis vitórias, um empate e uma derrota, um aproveitamento de 79,1%. Ao todo, foram 15 gols marcados e apenas cinco sofridos.

Em 2018, os comandados de Mano Menezes tiveram 88% de rendimento em 11 partidas da primeira fase.

Início com testes

No primeiro jogo do ano, contra o Villa Nova, o lateral Helibelton Palacios foi utilizado como zagueiro ao lado de Neris. O colombiano, criticado pela torcida, só entrou em campo naquela ocasião em 2024.

Em Nova Lima, o Cruzeiro de Larcamón conquistou a vitória com gol salvador de João Pedro. O jovem atacante, que ganharia mais espaço nas rodadas seguintes, havia deixado o banco de reservas há poucos minutos antes de sacramentar o 2 a 1 contra o Leão do Bonfim.

Quem também ganhou a confiança do treinador foi o Wesley Gasolina. Autor do gol de empate diante do Athletic, em Sete Lagoas, o lateral-direito também deu assistência para João Pedro, em Nova Lima. No geral, ele já atuou em sete dos nove jogos com Larcamón, incluindo o duelo com o Sousa, pela Copa do Brasil.

Na campanha do Mineiro, o Cruzeiro derrotou o Atlético, na Arena MRV, no segundo clássico disputado na história do estádio. Já no embate com o América, quando ambos estavam invictos, o resultado negativo no Mineirão é o único neste começo de passagem.

Outro detalhe que chama a atenção é que, com a chegada de Lucas Villalba, principalmente, Larcamón ganhou a opção de atuar com três zagueiros. As outras opções são Zé Ivaldo, que jogou nesse esquema com Paulo Pezzolano no próprio Cruzeiro, Neris, João Marcelo e Pedrão.

Revezamento de capitães

Durante o Mineiro, Larcamón começou a implementar o revezamento de capitães no Cruzeiro. O goleiro Rafael Cabral e os volantes Lucas Romero e Lucas Silva foram escolhidos para liderar os demais companheiros na temporada.

Vexame na Copa do Brasil e alerta ligado na Toca

Com a eliminação para o Sousa na Copa do Brasil, Larcamón viveu o momento de maior pressão desde que desembarcou na capital mineira.

Pressionado pela torcida do Cruzeiro, o “hermano” deu a resposta já no jogo seguinte, quando a equipe venceu o Pouso Alegre, em Uberlândia, com um dos melhores desempenhos da temporada até então.

Questionado por parte da torcida do Cruzeiro, Neris foi reserva de João Marcelo e Zé Ivaldo no duelo com o Pouso Alegre. A disputa pela posição segue em aberto, especialmente de olho na semifinal contra o Tombense.

Afastamento dos meninos da base

Em processo de “reconstrução dos cacos” após a eliminação na Copa do Brasil, o Cruzeiro afastou os atacantes João Pedro e Fernando, revelados na base do clube. Flagrados em festas com mulheres e com bebida alcoólica, a dupla ainda não foi reintegrada por Larcamón ao elenco principal.

Maioria do elenco do Cruzeiro já foi testada

No Estadual, Larcamón já deu oportunidades a 24 atletas entre os 28 disponíveis no início da temporada.

Um dos mais “velhos de casa”, Rafael Cabral é o único goleiro do Cruzeiro que entrou em campo neste ano. Reserva imediato desde o ano passado, Anderson aguarda uma chance, enquanto Léo Aragão, o terceiro na fila, foi contratado para compor o grupo.

Entre os zagueiros, o jovem Pedrão, de 20 anos, já foi relacionado por Larcamón, mas ainda não jogou. Contra o Pouso Alegre, o técnico promoveu a estreia de Lucas Villalba em Uberlândia, enquanto Pedrão permaneceu no banco de reservas.

Já na faixa central do campo, o meia Vitinho, recém-integrado ao time principal, busca as primeiras oportunidades. José Cifuentes também estreou contra o Pouso Alegre e já atuou também no Mineirão.

Sem espaço no elenco, o zagueiro Ruan Santos e o volante Fernando Henrique foram emprestados ao Vila Nova com o aval de Larcamón.

Cruzeiro busca vaga na final

De olho na final do Mineiro, o Cruzeiro joga por dois empates ou por vitória e derrota pelo mesmo saldo de gols contra o Tombense. As equipes medirão forças no domingo (10), às 19h30 (de Brasília), no Ipatingão, em Ipatinga, pelo jogo de ida.

Vale ressaltar, ainda, que a data e o horário do segundo jogo da semifinal ainda não foram definidos pela Federação Mineira de Futebol (FMF).

Leia também

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Leonardo Garcia Gimenez é repórter multimídia na Itatiaia. Natural de Arcos-MG e criado em Iguatama-MG. Passou também pela Record Minas.