Estão definidos os 12 times participantes do
O Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-MG) julgou improcedente a ação do Patrocinense, que tentava anular a derrota para a equipe norte-mineira, na quinta rodada do triangular, por um possível erro de direito.
O North se juntou à URT, que já havia garantido o acesso com uma rodada de antecedência, no dia 19 de julho. Os clubes ocuparão os espaços de Villa Nova e Aymorés, rebaixados nesta temporada.
Os 12 participantes do Módulo I do Campeonato Mineiro em 2026
- América (Belo Horizonte)
- Athletic (São João del-Rei)
- Atlético (Belo Horizonte)
- Betim Futebol (Betim)
- Cruzeiro (Belo Horizonte)
- Democrata-GV (Governador Valadares)
- Itabirito FC (Itabirito)
- North (Montes Claros)
- Pouso Alegre (Pouso Alegre)
- Tombense (Tombos)
- Uberlândia (Uberlândia)
- URT (Patos de Minas)
O formato de disputa será definido em arbitral realizado pela Federação Mineira de Futebol (FMF). O evento ainda não tem data marcada, mas deve acontecer no fim do ano.
Geografia da disputa
A Região Metropolitana de Belo Horizonte segue como maioria, com quatro cinco representantes: América, Atlético e Cruzeiro, de Belo Horizonte, Betim Futebol, de Betim, e Itabirito, de Itabirito.
O Tombense, de Tombos, é o clube da Zona da Mata, enquanto o Pouso Alegre, de Pouso Alegre, continua como o único representante do Sul de Minas.
O Leste de Minas conta com o Democrata, de Governador Valadares. O mesmo serve para o Campo das Vertentes, região onde fica São João del-Rei, terra do Athletic.
A URT se juntou ao Uberlândia. Ambos representarão o Triângulo Mineiro e o Alto Paranaíba na disputa.
Além disso, o Norte de Minas volta a ter um representante no Campeonato Mineiro após muito tempo com o acesso do North.