O North está confirmado no Módulo I do Campeonato Mineiro de 2026. O julgamento, realizado pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-MG) na noite desta terça-feira (29), na sede da Federação Mineira de Futebol (FMF), em Belo Horizonte, homologou a vitória do time de Montes Claros sobre o Patrocinense, na quinta rodada do triangular, e ratificou o acesso à elite do estadual.
Responsável pela ação, a Águia de Patrocínio tentava impugnar a derrota para a equipe norte-mineira por um possível erro de direito. O Patrocinense reclamou de um apito externo que teve influência no primeiro gol do North na partida. A arbitragem não invalidou o lance.
Por unanimidade, o TJD-MG manteve o 2 a 0 para o Gladiador do Norte. Ainda cabe recurso.
Entenda o caso
O jogo entre North e Patrocinense, no dia 19 de julho, foi marcado por uma polêmica. Aos seis minutos do segundo tempo a partida estava empatada em 0 a 0. Renato, do North, recebeu lançamento da defesa e partiu em direção ao ataque.
Os jogadores do Patrocinense pararam no lance ao ouvirem um apito. No entanto, a ação não foi do árbitro Paulo César Zanovelli, que deixou o lance seguir. O juiz validou o gol e não relatou o incidente na súmula. A partida terminou com vitória da equipe de Montes Claros por 2 a 0.
Desta forma, a Águia se sentiu prejudicada e tentou anular a partida pela Justiça, o que não aconteceu.
URT e North sobem
URT e North preencheram as duas vagas de acesso ao Módulo I do próximo ano e se enfrentarão na decisão do título.
No triangular final, a equipe de Patos de Minas superou Ipatinga e Mamoré no Grupo C para se garantir. O time de Montes Claros, por sua vez, venceu a concorrência de Democrata-SL e Patrocinense no Grupo D.
Os 12 participantes do Módulo I do Campeonato Mineiro em 2026
- América (Belo Horizonte)
- Athletic (São João del-Rei)
- Atlético (Belo Horizonte)
- Betim Futebol (Betim)
- Cruzeiro (Belo Horizonte)
- Democrata-GV (Governador Valadares)
- Itabirito (Itabirito)
- North (Montes Claros)
- Pouso Alegre (Pouso Alegre)
- Tombense (Tombos)
- Uberlândia (Uberlândia)
- URT (Patos de Minas)