Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Wesley perdeu 20% das chances claras de gol do Cruzeiro no Brasileirão

Atacante desperdiçou a oportunidade para ‘matar o jogo’ contra o Vasco, no Mineirão, em confronto direto na Série A

Wesley desperdiçou a grande chance do jogo entre Cruzeiro e Vasco, no Mineirão

Dono do pior ataque da Série A do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro marcou apenas 32 gols em 34 rodadas da competição. Na reta final do Brasileirão, os comandados de Paulo Autuori buscam se afastar da zona de rebaixamento, mas um dos motivos que explica a situação incômoda na tabela é a grande quantidade de chances perdidas durante o campeonato.

Nessa quarta-feira (22), no empate contra o Vasco, no Mineirão, em Belo Horizonte, o atacante Wesley teve a oportunidade de “matar o jogo”, mas acabou desperdiçando. O camisa 11, inclusive, é um dos jogadores mais criticados pela torcida na temporada, especialmente pelos cerca de R$ 16 milhões investidos pelo clube na sua contratação.

Para ilustrar a baixa eficiência do ataque celeste, a Itatiaia realizou um levantamento de todos os gols claramente perdidos pelos jogadores do Cruzeiro. Ao todo, foram 35 chances nas 34 rodadas, ou seja, média superior a uma oportunidade por partida.

Quem mais perdeu gols no time do Cruzeiro

De forma isolada, Wesley, com sete erros claros, foi quem mais desperdiçou chances de gol do time do Cruzeiro. O índice representa 20%de todas as oportunidades perdidas da equipe celeste no Brasileirão.

Vale ressaltar que a análise é subjetiva. Contudo, são considerados os posicionamentos do atleta e dos adversários e o ângulo na hora da finalização.

  1. Wesley: sete chances;

  2. Bruno Rodrigues: cinco chances

  3. Gilberto, Vital e Papagaio: três chances;

  4. Stênio e Machado: duas chances;

  5. Richard/Bilu/Wallisson/Henrique Dourado/Robert/Palacios/Arthur Gomes/William/Japa/Matheus Pereira: uma chance cada

Wesley já assumiu que falta pontaria

No dia 2 deste mês, após a derrota para o São Paulo, no Morumbi, Wesley admitiu que falta pontaria à equipe, mas se “complicou” na resposta.

"Às vezes a pontaria não está boa, que é quase sempre. Vamos trabalhar para reverter mais rápido possível essa situação, que o Cruzeiro não merece estar nessa situação”, disse o atacante.

Autuori defendeu Wesley após gol perdido contra o Vasco

Após o empate contra o Vasco, o diretor-técnico Paulo Autuori saiu em defesa de Wesley e citou o ex-atacante Adriano Gabiru como exemplo de reviravolta na carreira.

Para defender Wesley na coletiva, Autuori relembrou a complicada fase de Gabiru no Internacional, em 2006, antes de marcar o gol do título mundial contra o Barcelona.

“O Adriano Gabiru, no tempo do Inter, estava sendo execrado. O treinador acreditou, ele foi para o Mundial e virou ídolo. Fez o gol do título. Esquece tudo que falaram. Os jogos sempre foram em dezembro. Começa a temporada dentro desse calendário horrível e, em janeiro, fez dois, três jogos e já ‘não valia nada’. Não vamos nos dar ao luxo de abrir mão de jogadores. Todos são importantes nesse momento”, explicou.

Desempenho de Wesley nos treinos

“Eu vejo o dia a dia e via um jogador com essa característica. Certamente, quando eu não estiver aqui, outras equipes vão querer. Já vi artilheiros no mundo sem repetir o que normalmente fazem. Se ele faz aquele gol, qual seria a pergunta? Ele perdeu o gol, ele sabe disso. Mas seria um outro tipo de análise. Eu seria um oportunista”, ponderou.

Raio-x dos gols perdidos pelo Cruzeiro no Brasileirão

Cruzeiro 1x0 Grêmio - 2ª rodada

Aos 2' do segundo tempo, Richard perdeu uma chance clara de gol, dentro da área.

Aos 10', Gilberto também perdeu uma grande oportunidade de gol dentro da área.

RB Bragantino 0x3 Cruzeiro - 3ª rodada

Aos 43' do segundo tempo, Gilberto perdeu gol sem goleiro após receber passe de Rafael Bilu.

Cruzeiro 2x1 Santos - 4ª rodada

Aos 3' do primeiro tempo, após um cruzamento da direita, Rafael Bilu perdeu gol de cabeça dentro da área do Santos.

Cruzeiro 0x2 Fluminense - 5ª rodada

Aos 33' do segundo tempo, Bruno Rodrigues perdeu pênalti para o Cruzeiro. Como houve invasão de vários defensores do Fluminense, o lance foi invalidado. Um minuto depois, o camisa 9 acertou a trave e desperdiçou a cobrança.

Cruzeiro 0x1 Cuiabá - 7ª rodada

Aos 21' do segundo tempo, Wallisson estava sozinho dentro da área, mas chutou fraquinho nas mãos do goleiro do Cuiabá.

Flamengo 1x1 Cruzeiro - 8ª rodada

Aos 21' do segundo tempo, Stênio recebeu passe em profundidade de William, fintou David Luiz, mas perdeu chance clara contra Matheus Cunha.

Bahia 2x2 Cruzeiro - 10ª rodada

No primeiro minuto do segundo tempo, Gilberto tentou encobrir Marcos Felipe, mas chutou para fora.

Aos 35' do segundo tempo, Henrique Dourado perdeu chance claríssima de cabeça. O atacante acertou o travessão mesmo sozinho no lance.

Cruzeiro 0x1 Fortaleza - 11ª rodada

Aos 19' do primeiro tempo, Bruno Rodrigues estava de frente para o gol, sozinho, mas cabeceou em cima de João Ricardo.

Cruzeiro 1x0 São Paulo - 12ª rodada

Aos 7' do primeiro tempo, Wesley recebeu passe em profundidade de Mateus Vital e, dentro da área, furou o chute.

Internacional 0x0 Cruzeiro - 13ª rodada

Aos 8' do primeiro tempo, após um bate-rebate dentro da área, Wesley cabeceou fraquinho nas mãos do goleiro John.

No mesmo minuto, o arqueiro do Inter escorregou ao receber passe de Renê e, mesmo sozinho, Wesley não finalizou. No lance, o zagueiro Vitão foi rápido para jogar para escanteio.

Aos 11' do primeiro tempo, Stênio perdeu uma chance cara a cara com John. O camisa 22 tirou do goleiro, mas chutou para fora.

Aos 33' da etapa inicial, Wesley recebeu sozinho dentro da área, mas parou novamente no goleiro do Inter.

Vasco 0x1 Cruzeiro - 14ª rodada

Aos 45' do segundo tempo, Bruno Rodrigues ganhou na velocidade do zagueiro vascaíno, mas, dentro da área, chutou em cima do goleiro Léo Jardim.

Cruzeiro 0x0 Coritiba - 15ª rodada

Aos 37' do primeiro tempo, dentro da área, Wesley chutou cruzado com a perna esquerda e perdeu uma chance clara para o Cruzeiro.

Aos 47' da etapa final, Mateus Vital recebeu passe dentro da área para empatar o jogo, mas chutou por cima do gol.

Cruzeiro 0x0 Botafogo - 18ª rodada

Aos 45' do segundo tempo, Papagaio recebeu bom cruzamento de William, mas cabeceou em cima do goleiro Lucas Perri.

Palmeiras 1x0 Cruzeiro - 19ª rodada

Aos 25' do segundo tempo, Lucas Silva lançou Wesley em profundidade, mas o atacante, que estava em boa condição de marcar, chutou para fora.

Cruzeiro 1x1 Corinthians - 20ª rodada

Aos 13' do segundo tempo, Luciano Castán ganhou de cabeça e forçou uma defesa de Cássio. No rebote, Papagaio escorreu e, com o goleiro do Corinthians já deitado, mandou por cima.

Aos 50' do segundo tempo, Robert recebeu um passe em profundidade de Nikão e, cara a cara com Cássio, o atacante acertou o travessão.

Grêmio 3x0 Cruzeiro - 21ª rodada

Aos 5' do segundo tempo, Palacios recebeu lindo passe de Arthur Gomes, mas isolou a bola de frente para o gol.

Cruzeiro 0x0 RB Bragantino - 22ª rodada

Aos 21' do segundo tempo, Machado acertou a trave depois de ter ficado livre dentro da área. O volante recebeu passe de Papagaio, mas desperdiçou grande chance.

Aos 44' do segundo tempo, Bruno Rodrigues foi lançado por Marlon, ganhou na velocidade dos zagueiros do Bragantino, mas foi travado antes de chutar.

Santos 0x3 Cruzeiro - 23ª rodada

Aos 23’ do segundo tempo, Nikão lançou Machado e, dentro da área, o volante do Cruzeiro chutou para fora e desperdiçou grande chance.

Fluminense 1x0 Cruzeiro - 24ª rodada

No primeiro minuto da etapa final, Lucas Silva colocou Mateus Vital em profundidade, mas, dentro da área, o meia-atacante chutou em cima do volante André, do Fluminense.

Cuiabá 0x0 Cruzeiro - 26ª rodada

Com apenas oito segundos de jogo, Arthur Gomes estava livre na área do Cuiabá, mas finalizou em cima do goleiro Walter.

Atlético 0x1 Cruzeiro - 28ª rodada

Com 48 segundos de jogo, Bruno Rodrigues deu um drible em Bruno Fuchs e deixou William em boa condição de marcar, mas o lateral do Cruzeiro acertou o travessão de Everson.

Aos 54’ do segundo tempo, Papagaio lançou Japa dentro da área e o meio-campista chutou com força, mas a bola passou por cima do gol.

Cruzeiro 3x0 Bahia - 29ª rodada

Aos 37’ do primeiro tempo, Matheus Pereira deixou Bruno Rodrigues na cara do gol, mas o camisa 9 acertou a trave do goleiro Marcos Felipe.

São Paulo 1x0 Cruzeiro - 31ª rodada

Aos 34’ do segundo tempo, Bruno Rodrigues deu bom passe para Papagaio, mas o centroavante acertou o travessão de Rafael.

No mesmo lance, depois de um desvio da defesa são-paulina, Mateus Vital bateu de canhota para fora do gol.

Cruzeiro 2x2 Vasco - 33ª rodada

Aos 48’ do segundo tempo, Japa ganhou uma disputa de bola com Lucas Piton e cruzou para o meio da área, mas Wesley se embaralhou e não marcou o gol para o Cruzeiro.

Coritiba 1x0 Cruzeiro - 34ª rodada

Aos 20’ do segundo tempo, Matheus Pereira estava sozinho dentro da área, mas cabeceou em cima do goleiro Gabriel.

Cruzeiro no Brasileirão

Com o 2 a 2 no Mineirão, Cruzeiro e Vasco mantiveram suas posições na tabela de classificação. Enquanto o time de Paulo Autuori é o primeiro fora da zona de rebaixamento, em 16º lugar, com 41 pontos, o Vasco está logo à frente, em 15º. A equipe de Ramón Díaz tem a mesma pontuação, mas leva vantagem no número de vitórias: 11 a 10.

Após o duelo com o Vasco, o Cruzeiro voltará a jogar na próxima segunda-feira (27), às 21h (de Brasília). Na ocasião, o time celeste enfrentará o Goiás na Serrinha, em Goiânia.

Leonardo Garcia Gimenez é repórter multimídia na Itatiaia. Natural de Arcos-MG e criado em Iguatama-MG. Passou também pela Record Minas.