Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Tite inova ao comentar disputa pela titularidade no Cruzeiro: ‘Coopetição’

Treinador abordou a versatilidade do elenco de 2026 e a preservação da fórmula de 2025

Tite em Cruzeiro 5 x 0 Uberlândia, pelo Campeonato Mineiro 2026

Tite usou do neologismo para falar sobre a briga pela titularidade no Cruzeiro ao longo da temporada 2026. O treinador classificou que haverá na equipe uma “coopetição”, o combinado da cooperação com a competição dos atletas para iniciarem as partidas.

“Coopetição. Coopera enquanto equipe, e compete para ser titular”, afirmou Tite, neste sábado (17), na entrevista pós-jogo de Cruzeiro 5 x 0 Uberlândia, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela terceira rodada do Campeonato Mineiro. A partida foi a primeira do time principal nesta temporada.

“O Cruzeiro esteve presente, independentemente de nomes, faço daqui as palavras do Cássio, as palavras do Lucas Silva, que essa é uma equipe de trabalho e que em algum momento vai ser utilizado conforme a necessidade, conforme a sequência de jogos, todos, mas que todos têm essa importância”, também afirmou Tite.

“Eu faço isso e falo publicamente porque eu reitero e eu acredito nisso. É um trabalho que ele teve, hoje, uma atuação acima da minha expectativa e eu coloquei isso pra eles. Que era uma apresentação anormal, ela teve um patamar acima. Nós temos que ter consciência disso, por isso o resultado”, concluiu.

O Cruzeiro goleou com gols de Kaio Jorge, Christian (duas vezes), Wanderson e Lucas Romero. Tite manteve a base de atletas que terminou 2025 como titular, ainda sob comando do técnico anterior Leonardo Jardim, e fez um comentário a respeito da utilização dos jogadores.

"É no dia a dia. Futebol você tem que viver um dia de cada, você tem que fazer um trabalho um dia de cada, as construções vão acontecendo. Tem jogadores versáteis, o Christian joga de externo direito, externo esquerdo, você vê que ele foi para o lado esquerdo, como segundo meio campista, até primeiro ele foi”, disse.

“Essa versatilidade, ela permite tu poder utilizar jogadores assim como o Gerson, assim como o Arroyo é, de um lado ou de outro, assim como o Sinisterra também tem a possibilidade de utilizar de um lado ou de outro. Começa a ter atletas que têm essa capacidade”, finalizou.

O goleiro Matheus Cunha, o meio-campista Gerson e os atacantes Néiser Villarreal e Chico da Costa foram contratados para 2026. Desse, o nome mais badalado foi o do meia ex-Flamengo e Seleção Brasileira.

Leia também

Próximos jogos

O Cruzeiro voltará a campo na quinta-feira (22), às 18h30 (de Brasília). O adversário da vez será o Democrata-GV, pela quarta rodada do Mineiro, novamente no Mineirão.

Contudo, o técnico Tite pode poupar titulares como Kaio Jorge de olho no confronto seguinte. A Raposa terá um clássico contra o Atlético às 18h de 25 de janeiro, domingo, na Arena MRV, em Belo Horizonte, pela quinta rodada do Mineiro.

Matheus Muratori é jornalista multimídia com experiência em muitas editorias, mas ama a área esportiva. Faz cobertura de futebol, basquete, vôlei, esportes americanos, olímpicos e e-sports. Tem experiência em jornal impresso, portais de notícias, blogs, redes sociais, vídeos e podcasts.

Ouvindo...