O Fortaleza não vence há seis partidas pelo Campeonato Brasileiro, com cinco derrotas e um empate. Se somar o 1 a 1 contra a LDU de Quito, na final da Copa Sul-Americana, no fim de outubro, são sete jogos sem triunfo.
A má fase é admitida pelo técnico Juan Pablo Vojvoda e deve render mudanças no time para a partida contra o Cruzeiro, no próximo sábado (18), na Arena Castelão, na capital cearense. O jogo terá início às 18h30 (de Brasília), e é atrasado da 30ª rodada da Série A.
O treinador não tem jogadores suspensos após perder no fim de semana de 2 a 1 para o Cuiabá, na Arena Pantanal, na capital do Mato Grosso. O volante Hércules continua se recuperando de grave lesão no joelho, e só volta em 2024, e o meia Zanocelo e o zagueiro Tobias tratam problemas musculares, mas são reservas e provavelmente não seriam opção para sábado.
Vojvoda já admitiu que o time tem tomado muitos gols, por isso não será surpresa se houver alterações no setor defensivo. O goleiro João Ricardo é intocável, mas o quarteto Tinga (capitão do time), Titi, Brítez e Bruno Pacheco, que formam a base da zaga desde o início de 2023, não tem rendido o esperado. Gonzalo Escobar pode ser uma opção na esquerda, e Benevenuto pode aparecer na zaga.
O volante Caio Alexandre tem sido poupado por questões físicas, mas Pedro Augusto e Lucas Sasha, seus substitutos, não tiveram bons rendimentos. Na armação, o meia Pochettino também pode perder a vaga com Calebe e Lucas Crispim como opções.
O ataque é o setor que Vojvoda normalmente mais mexe, e agora não deve ser diferente. O problema é que os titulares não rendem, mas os reservas também não. Mesmo assim é provável que Marinho ceda lugar a Yago Pikachu, e Guilherme a Machuca. Lucero, o centroavante, deve ser mantido.
O jogo da 30ª rodada foi atrasado por causa da participação do Fortaleza na final da Copa Sul-Americana, no Uruguai, no fim de outubro. Os brasileiros perderam dos equatorianos da LDU nas cobranças de pênaltis. O Fortaleza tem um outro jogo a menos, contra o Botafogo, que será dia 23 de novembro, às 19h (de Brasília), também no Castelão.
Em 12º lugar na tabela de classificação da Série A, com 43 pontos, o objetivo do Fortaleza passa agora a ser somar os quatro pontos necessários para zerar a chance do rebaixamento e de garantir a classificação para a Copa Sul-Americana de 2024. Para isso é preciso ficar até a 14ª posição.
O Cruzeiro está em 17º lugar, com 37 pontos, na zona do rebaixamento. Mas também tem duas partidas a menos, a segunda contra o Vasco, que será em 22 de novembro, no Mineirão, às 19h (de Brasília).