O volante Fernando Henrique, do Cruzeiro, será julgado pela 4ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, nesta quinta-feira (19), em sessão que começa às 11h (de Brasília). Caso seja punido, o meio-campista poderá pegar até seis jogos de suspensão no Campeonato Brasileiro.
Fernando Henrique foi expulso no clássico com o América, na 25ª rodada do Brasileiro, por solada no meia americano Cazares, no Mineirão. A partida terminou empatada em 1 a 1, e o volante recebeu o cartão vermelho aos 47 minutos do segundo tempo.
Pela expulsão, Fernando Henrique será julgado por " praticar jogada violenta”, com base no artigo 254, parágrafo 1º, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).
O presidente da Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Wilson Seneme, analisou posteriormente a expulsão de Fernando Henrique, no programa Papo de Arbitragem, divulgado nos canais da CBF.
“Houve jogo brusco grave. Se a gente avaliar lá, não havia a presença da bola. Ele [Fernando Henrique] chega atrasado na disputa, vai com as travas da chuteira na canela do adversário [Cazares]. Por isso que os árbitros pedem velocidade 30%, 50%, e, depois, velocidade normal para avaliar a força excessiva que o jogador empregou. Risco de lesão, não precisa lesionar. O risco justifica a revisão para o cartão vermelho”, disse o presidente da Comissão de Arbitragem.
“No momento do primeiro ponto de contato, a bola já saiu, ou seja, se o jogador quer evitar esse tipo de situação, ele recolhe o pé. Quando eu deixo a perna esticada, a bola já saiu e, com as travas, por cima do pé do jogador... com o VAR, fatalmente o árbitro será convidado a uma revisão”, complementou.