Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Tite aproveita legado de Jardim no Cruzeiro em primeiro teste com elenco principal

Novo treinador manteve estrutura de 2025 para a equipe celeste na goleada por 5 a 0 sobre o Uberlândia, nesse sábado (17), no Mineirão

Tite, técnico do Cruzeiro

Em seu primeiro jogo comandando os principais jogadores do Cruzeiro, Tite optou por manter a estrutura deixada por Leonardo Jardim e não fez mudanças significativas. Deu certo, já que a equipe celeste atropelou o Uberlândia por 5 a 0, nesse sábado (17), no Mineirão.

A grande atuação da Raposa no jogo da terceira rodada do Campeonato Mineiro se assemelhou muito com alguns dos melhores momentos do time celeste em 2025. O novo treinador aproveitou o legado deixado pelo português, tanto em nomes quanto na ideia de jogo.

A escalação inicial foi praticamente a mesma que Jardim utilizou na maioria dos jogos do primeiro turno do último Brasileirão, com exceção de Villalba, que está lesionado e deu lugar a Jonathan Jesus. Tite, inclusive, resgatou Wanderson, homem de confiança do ex-técnico e que não era titular há três meses.

Na estratégia, mais semelhantes. O que se viu foi um Cruzeiro ofensivo, intenso, letal em transições e com rápidas trocas de passes. Com tudo isso, prevaleceu o entrosamento e a união entre os atletas.

Manutenção já era prevista

Apresentado no dia 7 de janeiro, Tite já demonstrou na ocasião que sua ida é conservar o que Leonardo Jardim deixou de positivo. Na manifestação, o treinador disse pretender oferecer alguma variação ou evolução para a equipe.

“Eu tenho que ter a capacidade, não de implantar o que eu quero como ideal de esquema tático. Porque ele já está desenvolvido em um 4-2-3-1, num 442 como marcação. Estabelecer talvez uma variação? Sim. Dar um up? Sim. Trazer algum atleta que possa contribuir que possa contribuir neste aspecto para gerar uma competitividade dentro da própria equipe? Talvez, sim. Potencializar os jovens neste primeiro jogo, que já vai estar tendo, os Crias da Toca. Quando tu mantém a base desse grupo, fica muito mais fácil de o garoto entrar e produzir bem”, disse Tite no dia 7 de janeiro.

Além disso, o treinador fez um pedido especial à direção durante as negociações, em dezembro, para que boa parte do elenco fosse mantido.

‘Não perder a essência’

A ideia de Tite em manter o que deu certo foi reforçada aos jogadores antes da partida. Christian, em entrevista na zona mista, deu detalhes da situação e revelou uma conversa do técnico com o elenco.

“O Tite conversou com a gente muito. Ele pediu para a gente não perder essa essência que o Cruzeiro adquiriu no ano passado. Ser esse time aguerrido o tempo todo, pressionando a bola, procurando o gol. Foi o que a gente procurou fazer. A gente foi muito feliz. Agora é continuar evoluindo, escutando o professor, que a gente tem muito a agregar e continuar a competição evoluindo”, contou Christian.

Cruzeiro 5 x 0 Uberlândia

Embalado com o retorno de seus principais jogadores, o Cruzeiro teve uma grande atuação e goleou o Uberlândia por 5 a 0 neste sábado (17), no Mineirão, em jogo da terceira rodada do Campeonato Mineiro. Destaques em 2025, Kaio Jorge, Christian (duas vezes), Wanderson e Lucas Romero foram os artilheiros da noite.

O triunfo deixa o time azul isolado na liderança do Grupo C, com seis pontos. Na quinta-feira (22), às 18h30 (de Brasília), o Cruzeiro recebe o Democrata-GV, também no Mineirão, em jogo da quarta rodada do estadual.

Leia também

Lucas Barbosa é repórter do portal Itatiaia Esporte. Formado pela UFOP e natural de Raul Soares-MG, tem experiência em coberturas esportivas e jornalismo hiperlocal. Apaixonado pelo futebol brasileiro e suas histórias mais profundas, também já passou por veículos de rádio e televisão.

Ouvindo...