Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Cruzeiro x América: como CBF analisou lance polêmico do clássico

Presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson Seneme avaliou expulsão de Fernando Henrique em lance com Cazares

Wilson Seneme analisou expulsão de Fernando Henrique em jogada com Cazares

O presidente da Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Wilson Seneme, analisou, nesta terça-feira (3), a expulsão de Fernando Henrique, do Cruzeiro, em lance com Cazares, do América. As equipes se enfrentaram no último domingo (1º), no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 25ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

Aos 47 minutos do segundo tempo, o meio-campista do Cruzeiro recebeu cartão amarelo após uma forte entrada em Cazares. Depois da análise do VAR, comandado na ocasião por Rafael Traci (Fifa-SC), Fernando Henrique foi expulso de campo pelo árbitro Leandro Pedro Vuaden (RS).

Nesta terça-feira (3), no programa Papo de Arbitragem, Seneme afirmou que a expulsão foi correta, pois, no lance, a situação envolveu “jogo brusco grave”.

“Houve jogo brusco grave. Se a gente avaliar lá, não havia a presença da bola. Ele [Fernando Henrique] chega atrasado na disputa, vai com as travas da chuteira na canela do adversário [Cazares]. Por isso que os árbitros pedem velocidade 30%, 50%, e, depois, velocidade normal para avaliar a força excessiva que o jogador empregou. Risco de lesão, não precisa lesionar. O risco justifica a revisão para o cartão vermelho”, disse o presidente da Comissão de Arbitragem.

Na visão de Seneme, Fernando Henrique não fez menção em retirar o pé da dividida com Cazares, o que aumentou o risco de lesionar o meia do América.

“No momento do primeiro ponto de contato, a bola já saiu, ou seja, se o jogador quer evitar esse tipo de situação, ele recolhe o pé. Quando eu deixo a perna esticada, a bola já saiu e, com as travas, por cima do pé do jogador... com o VAR, fatalmente o árbitro será convidado a uma revisão”, complementou.

O que diz o trecho do ‘jogo brusco grave’

Segundo o regulamento da CBF, o jogo brusco grave se configura em “uma entrada ou uma disputa que põe em risco a integridade física de um adversário ou utiliza força excessiva ou brutalidade deverá ser sancionada como jogo brusco grave. Todo jogador que, ao disputar a bola, arremeter com força excessiva contra um adversário pela frente, pelos lados ou por trás, usando uma ou ambas as pernas, ou que puser em risco a integridade física de um adversário, pratica jogo brusco grave”.

Cruzeiro terá três desfalques contra o Cuiabá

Os volantes Matheus Jussa e Fernando Henrique e o atacante Bruno Rodrigues não estarão em campo na próxima partida do Cruzeiro.

Na 25ª rodada, Jussa derrubou Alê no meio-campo para tentar impedir uma jogada de ataque do América. O time alviverde teve vantagem no lance, mas o volante celeste foi punido com o amarelo aos 30 minutos de jogo.

No final do confronto, Bruno Rodrigues também levou o terceiro cartão amarelo e, com isso desfalcará, a equipe diante do Cuiabá na próxima rodada.

Na capital do Mato Grosso, Cuiabá e Cruzeiro vão se enfrentar em um “jogo de seis pontos”. Isso porque o Dourado está na 11ª posição, com 32 pontos. Já o time de Zé Ricardo ocupa a 12ª colocação, com 30 pontos.

Leonardo Garcia Gimenez é repórter multimídia na Itatiaia. Natural de Arcos-MG e criado em Iguatama-MG. Passou também pela Record Minas.