Contratado pelo Cruzeiro em janeiro, o volante Fernando Henrique jogou apenas um minuto nesta temporada. Preterido pelo técnico Pepa, que deixou o clube no fim de agosto, o meio-campista, de 22 anos, foi relacionado nas últimas 11 rodadas da Série A do Campeonato Brasileiro, mas não saiu do banco de reservas.
A expectativa era de que a chegada de Zé Ricardo à Toca da Raposa II mudasse essa realidade. Contudo, o meio-campista não foi sequer relacionado para a estreia do novo treinador. O Cruzeiro visita o Santos, nesta quinta-feira (14), às 19h, na Vila Belmiro, pela 23ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
À Itatiaia, o empresário do jogador, Marcelo Pacheco, revelou grande incômodo com a falta de oportunidades ao seu agenciado. Ele cobrou explicações da diretoria do Cruzeiro.
“Particularmente, essa situação está me incomodando muito. Não tem uma explicação, não tem um motivo para o Fernando Henrique não ser, no mínimo, inserido gradativamente nos jogos para adquirir confiança. Até mesmo por conta da lesão importante que sofreu no início da temporada”, disse.
Em 19 de janeiro, Fernando Henrique sofreu uma grave lesão no menisco do joelho direito e, no dia 24 daquele mês, passou por cirurgia. Mais de quatro meses depois, em 29 de maio, ele foi liberado pelo departamento médico. Desde então, o volante virou opção na Raposa.
“Acho que não sou o único que gostaria de saber o motivo ou os motivos (para a falta de chances). Ele ficou à disposição em 11 jogos seguidos e só teve um minuto contra o Athletico-PR. A informação que eu tenho é que ele vinha treinando bem. Sobre o atleta, eu posso afirmar que ele segue trabalhando muito e sendo resiliente com o atual momento”, complementou Pacheco.
Opções no Cruzeiro
Para o setor de meio-campo, o técnico português tem utilizado Matheus Jussa, Lucas Silva e Filipe Machado com mais frequência. A única vez que Fernando Henrique saiu do banco de reservas e entrou em campo foi no duelo com o Athletico-PR, em Curitiba, no dia 29 de julho, quando atuou por pouco mais de um minuto.
Em julho do ano passado, a diretoria tentou trazer o jogador, mas o acordo não foi fechado por detalhes. À época, Fernando se apresentou para fazer exames na Toca da Raposa II, em Belo Horizonte, mas o Grêmio recuou na negociação.
Fernando Henrique tem contrato com o clube celeste até o final de 2025.
Jogos em que Fernando Henrique foi relacionado
24/6: Cruzeiro 1x0 São Paulo - 12ª rodada - Não foi utilizado
01/7: Internacional 0x0 Cruzeiro - 13ª rodada - Não foi utilizado
08/7: Vasco 0x1 Cruzeiro - 14ª rodada - Não foi utilizado
16/7: Cruzeiro 0x0 Coritiba - 15ª rodada - Não foi utilizado
23/7: Cruzeiro 0x1 Goiás - 16ª rodada - Não foi utilizado
29/7: Athletico-PR 3x3 Cruzeiro - 17ª rodada - Saiu do banco e jogou um minuto
06/8: Cruzeiro 0x0 Botafogo - 18ª rodada - Não foi utilizado
14/8: Palmeiras 1x0 Cruzeiro - 19ª rodada - Não foi utilizado
19/8: Cruzeiro 1x1 Corinthians - 20ª rodada - Não foi utilizado
27/8: Grêmio 3x0 Cruzeiro - 21ª rodada - Não foi utilizado
03/9: Cruzeiro 0x0 RB Bragantino - 22ª rodada - Não foi utilizado