Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Lucas Silva reestreia pelo Cruzeiro com ‘nova função'; veja análise

Volante atuou por 88 minutos no empate diante do Athletico-PR, em Curitiba, pela Série A do Campeonato Brasileiro

Lucas Silva foi um dos destaques no retorno ao Cruzeiro neste sábado

O volante Lucas Silva foi titular no empate do Cruzeiro contra o Athletico-PR, por 3 a 3, neste sábado (29), na Ligga Arena, em Curitiba, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogador voltou a usar a camisa 16, número que o consagrou nas duas últimas passagens pelo clube, entre 2012 e 2014, e entre 2017 e 2019.

De volta ao Cruzeiro, Lucas Silva foi um dos destaques da equipe na partida. Aos sete minutos da etapa inicial, cobrou o escanteio que ocasionou no primeiro gol do time celeste.

No segundo tempo, após o empate do Athletico-PR e uma forte pressão dos donos da casa, Lucas Silva fez um desarme no meio-campo e lançou Wesley. O camisa 11 recebeu em profundidade e marcou o terceiro gol do Cruzeiro.

Ao lado de Mateus Vital, o volante se responsabilizou tanto pela saída de bola quanto na construção das jogadas. Combativo, Lucas Silva ganhou a confiança de Pepa para atuar por 88 minutos e foi substituído por Fernando Henrique.

Estreia de Fernando Henrique

Escolhido por Pepa para entrar na vaga de Lucas Silva, Fernando Henrique esteve em campo por 13 minutos. Liberado pelo Departamento Médico (DM) do Cruzeiro há exatos dois meses, o volante fez a estreia com a camisa celeste depois de ser contratado em janeiro.

No mesmo mês em que chegou, Fernando sofreu uma grave lesão no joelho direito e, por isso, precisou passar por cirurgia.

Primeira passagem de Lucas Silva pelo Cruzeiro

Revelado pelo clube celeste, Lucas Silva foi peça importante nos títulos brasileiros de 2013 e 2014. Na ocasião, quando foi comandado por Marcelo Oliveira, disputou 76 partidas e marcou três gols, além de ter sido campeão mineiro há nove anos.

Negociado na temporada 2014/2015 com o Real Madrid por, aproximadamente, 14 milhões de euros (à época, R$ 40,6 milhões), Lucas Silva fez apenas nove jogos na Espanha. Sem espaço no clube merengue, foi emprestado ao Olympique de Marseille, da França, onde disputou 32 jogos.

A estreia de Lucas Silva no Cruzeiro

Ainda um garoto, Lucas Silva, que tinha 19 anos, fez seu primeiro jogo no Cruzeiro em 2012, na 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida era contra a Portuguesa, no Canindé, e o time, então comandando por Celso Roth, venceu por 2 a 0.

Lucas Silva entrou em campo aos 15 minutos do segundo tempo, na vaga de Tinga. O jogo estava 0, já que os gols foram marcados aos 33 minutos e 38, da etapa final. Wellington Paulista e Diego Renan foram os autores dos gols, respectivamente.

Essa vitória encerrou uma sequência de tropeços do Cruzeiro, que não vencia há três jogos.

Volta ao Brasil após passagem ‘apagada’ pela Europa

Já em 2017, sem muito brilho na Europa, o volante retornou ao Cruzeiro. Na capital mineira, onde ficou até 2019, conquistou o bicampeonato da Copa do Brasil, em 2017 e 2018. No período, marcou dois gols em 98 partidas.

Ida de Lucas Silva para o Grêmio e retorno em 2023

Com o rebaixamento do Cruzeiro à Série B, em 2019, Lucas Silva se transferiu para o Grêmio. Entre 2020 e 2023, com a camisa tricolor, ele disputou 150 partidas e marcou cinco gols e quatro assistências.

No início deste ano, Lucas Silva começou como titular do Grêmio. Contudo, a partir do fim de abril, viu o uruguaio Felipe Carballo, contratado em dezembro de 2022, ganhar a posição.

Em 2023, Lucas Silva jogou 11 partidas pelo clube gaúcho, sendo sete como titular. Além disso, saiu do banco de reservas em outras quatro oportunidades. Já nos últimos três jogos, foi relacionado, mas não chegou a ser utilizado por Renato Portaluppi.

Passagens de Lucas Silva pelo Cruzeiro

  • 2012 até 2014

  • Jogos: 84
    Títulos: Campeonato Brasileiro (2013 e 2014), Campeonato Mineiro (2014)

  • 2017 até 2019

  • Jogos: 98 jogos
    Títulos: Copa do Brasil (2017 e 2018), Mineiro (2018 e 2019)

  • 2023

  • Jogos: 1 jogo (até aqui)

Leonardo Garcia Gimenez é repórter multimídia na Itatiaia. Natural de Arcos-MG e criado em Iguatama-MG. Passou também pela Record Minas.
Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.