Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Na mira do Cruzeiro, Matheus Pereira pode impulsionar programa de sócios; veja números

Atacante tem acerto verbal com o Cruzeiro e pode ser a maior contratação do clube desde implementação da SAF

Matheus Pereira resolve últimas pendências burocráticas antes de ser emprestado ao Cruzeiro

A diretoria do Cruzeiro tenta a contratação do meia-atacante Matheus Pereira, de 27 anos, jogador do Al Hilal, da Arábia Saudita. Com currículo destacado e tendo importantes passagens no futebol europeu, o meio-campista pode ser, se confirmado como reforço, uma “mola propulsora” do programa “Sócio 5 Estrelas” - que perdeu muitos inscritos.

O Cruzeiro chegou a somar mais de 71 mil sócios-torcedores com Ronaldo no comando da SAF. Depois de multiplicar em sete vezes as inscrições de sócios (sair de 10 mil e ir para mais de 70 mil com o Fenômeno), o programa sofreu queda vertiginosa a partir de dezembro de 2022, mesmo com o título da Série B à época.

Hoje, quase 52 mil pessoas estão registradas como sócios-torcedores do clube.

Matheus Pereira no Cruzeiro

A contratação de Matheus Pereira poderia ser um excelente motivo para aumentar novamente o número de sócios-torcedores do Cruzeiro. O que ajudaria nisso, quem sabe, seria o fato de o meia-atacante ter se tornado um grande sonho de consumo para os cruzeirenses.

Muitos torcedores invadiram as redes sociais do jogador, e seguem o fazendo, com pedidos de “vista a camisa do Cruzeiro"; “já te esperamos em Belo Horizonte"; “aceite a proposta do Cabuloso”.

Em busca da retomada de sócios-torcedores

Desde que passou a perder considerável número de inscritos no programa de fidelidade (cerca de 20 mil), o Cruzeiro não reencontrou um caminho para fazer o Sócio 5 Estrelas crescer novamente. A intenção de Ronaldo era atingir 100 mil adesões ao programa. Porém, até agora, esse número foi apenas uma meta longe de ser alcançada.

Em 17 de junho de 2022, o Cruzeiro atingiu a marca de 60 mil inscritos no Sócio 5 Estrelas. Quatro meses depois, em outubro, o clube somou mais 10 mil adeptos e atingiu pela primeira vez na SAF o número de 70 mil sócios-torcedores.

Com essa perspectiva, os dirigentes celestes calculavam que seria possível arrecadar algo em torno de R$ 30 milhões por ano com os sócios. E, no primeiro balanço patrimonial da SAF cruzeirense, divulgado em maio deste ano, apontou que o clube arrecadou em 2022, R$ 30,324 milhões com o Sócio 5 Estrelas.

Muitos fatores contribuíram para essa marca, como nova gestão, partidas como mandante no Mineirão, momento positivo da equipe naquela época sob o comando de Paulo Pezzolano, e o engajamento da torcida com o projeto de resgate da instituição.

Meta dos cem mil sócios

Apesar de não tocar mais no assunto, Ronaldo tem o desejo de ver o Cruzeiro com mais de 100 mil sócios-torcedores. O próprio gestor da SAF cruzeirense em transmissões ao vivo na “Ronaldo TV”, seu canal na plataforma “Twitch”, disse que esperava ver o clube com essa marca já no começo de 2023. O que não aconteceu.

Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.