Acertado com o Ceará para a sequência da temporada, o lateral-direito Orejuela, de 27 anos, disputará a Série B do Campeonato Brasileiro pela primeira vez na carreira. No fim de 2019, quando ainda defendia o Cruzeiro, o colombiano manifestou o desejo de sair do clube justamente para não atuar na Segunda Divisão.
Em entrevista ao jornal El País, da Colômbia, em dezembro daquele ano, Orejuela afirmou que, por causa do futuro na Seleção de seu país, temia a permanência na Toca da Raposa II, em Belo Horizonte.
“Não sei, é preciso olhar e analisar tudo, porque também preciso ver meu futuro. Eles estão me chamando para a Seleção, então tem que olhar essa situação. No momento, estou esperando o Cruzeiro decidir, porque eles têm a opção de comprar. Estou esperando para ver o que decidem para que eu também tome uma decisão. Existem grandes clubes no Brasil que se aproximaram, mas você tem que esperar”, disse o lateral.
Por meio das redes sociais, nesta terça-feira (20), torcedores do Cruzeiro relembraram a declaração de Orejuela e ironizaram a trajetória a ida dele para um clube de Série B em 2023.
Saída do São Paulo rumo ao Ceará
Conforme confirmado pela reportagem da Itatiaia, as partes esperam o segundo dia de julho para oficialização e registro do jogador, afinal, a janela de transferências dos times brasileiros se abre apenas nesta data de 2 de julho. Aos 27 anos, Orejuela tem contrato até março de 2025.
Com a sequência de lesões que viveu o Tricolor em 2023, o atleta chegou a receber minutos em campo com o técnico Rogério Ceni. Foram oito jogos na temporada até se determinar pela comissão técnica de Dorival Júnior que o lateral estava fora dos planos.
O São Paulo comprou Orejuela em 2021 por R$ 13,5 milhões (na época). O Tricolor tem 50% do passe do colombiano, enquanto o Ajax segue com a outra metade. Além do clube holandês, o lateral jogou pelo Cruzeiro no Brasil e foi emprestado ao Grêmio e Athletico.
Números de Orejuela pelo Cruzeiro
Anunciado pelo Cruzeiro em janeiro de 2019, Orejuela chegou por empréstimo junto ao Ajax, da Holanda. Na ocasião, atuou durante toda a temporada como titular, com 35 jogos e dois gols marcados.
Em 30 de dezembro de 2019, o Cruzeiro comprou 50% dos direitos econômicos do atleta por 1,5 milhão de euros. Apesar disso, emprestou o lateral para o Grêmio, em janeiro de 2020.