Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Byanca Brasil fala sobre artilharia no Cruzeiro e duelo contra o Corinthians pelo Brasileirão Feminino

A atacante conta as expectativas do time para as quartas de final: ‘tentar levar o Cruzeiro ao topo’

Byanca Brasil pelo Cruzeiro

Após classificação inédita para as quartas de final do Campeonato Brasileiro Feminino, o Cruzeiro tem o desafio de enfrentar o Corinthians, maior campeão da competição, com quatro títulos. Para isso, a Raposa conta com o brilho da artilheira Byanca Brasil, de 27 anos. Em entrevista exclusiva para a Itatiaia, a atacante falou sobre a boa fase na equipe e sobre as projeções para o duelo contra o Timão.

O jogo de ida será nesta segunda (19), às 20h, no Estádio Soares de Azevedo, em Muriaé. A partida de volta será na próxima segunda (26), às 18h30, no Parque São Jorge, em São Paulo. Os dois confrontos serão transmitidas pelo Sportv.

Byanca lidera a artilharia do Cruzeiro no Brasileirão, com dez gols, e é a vice-líder no ranking geral. A atleta não vê as estatísticas como uma responsabilidade e ressalta a importância da força coletiva para os bons resultados. “Não vejo como responsabilidade, até porque não é só a Byanca que faz gols no Cruzeiro. A equipe está muito bem, tanto que somos o quarto melhor ataque da competição. O mais importante de tudo é que o Cruzeiro passe para a semifinal, o que seria um sonho pra gente. É um privilégio marcar com essa camisa e cada vez mais deixar meu nome na história do clube.

Para a próxima partida, Byanca destaca que a equipe está preparada para enfrentar o primeiro colocado da fase classificatória. “Estamos treinando muito para buscar essa vitória contra o Corinthians no jogo em casa. Respeitamos muito o adversário, mas acima de tudo respeitamos o Cruzeiro e vamos dar o nosso melhor dentro de campo.

Em abril, a Raposa foi goleada pelo Timão, por 7 a 1, em jogo válido pela nona rodada do Brasileirão Feminino. Gabi Zanotti marcou quatro vezes para o Corinthians, que também contou com gols de Yasmin, Jheniffer e Duda Sampaio. Vanessinha fez o único gol do Cruzeiro.

“Mudou muita coisa após a goleada. A gente aprendeu muito com aquele jogo. Sabemos que foram muitos erros e que entramos desligadas. Foi um dia atípico que nós esperamos que não aconteça mais. A gente cresceu na competição. Tivemos outras partidas difíceis e conseguimos nos sair bem. Às vezes não com a vitória, mas fizemos um bom jogo”, afirmou a atacante.

A camisa 10 chegou no clube para reforçar o elenco da temporada de 2023 após passagem pelo Palmeiras, time pelo qual foi campeã da Libertadores em 2022. Em sua primeira temporada na Raposa, Byanca teve protagonismo ao liderar a equipe para a classificação inédita. “Fizemos uma trajetória muito boa até aqui. Nosso primeiro objetivo era a classificação para a fase mata mata e entrar para a história do clube. A gente sabe do projeto que o Cruzeiro tem e estamos no caminho para cumpri-lo. Agora é focar nas quartas de final e tentar levar o nome do Cruzeiro ao topo.

Números de Byanca

A atacante de 27 anos tem 14 partidas pelo Cruzeiro com 10 gols marcados. Palmeiras, Santos, Internacional e Corinthians são alguns times que também tem o nome de Byanca marcado na história. Pelo Verdão, a jogadora participou de 38 jogos e marcou 11 gols. Pelo Peixe, foram sete gols em 25 partidas. Já pelo Colorado, a atleta balançou as redes 16 vezes em 19 jogos, enquanto pelo Timão, foram 24 gols em 33 partidas.

Byanca foi campeã da Libertadores com o Inter em 2017 e com Palmeiras em 2022. Além disso, a atleta possui um título de Copa do Brasil com o Corinthians, um Paulistão com o Verdão, e um Campeonato Gaúcho com o Colorado.

Graduada em Jornalismo pela PUC Minas e repórter do portal Itatiaia Esporte. Cobre outras modalidades, especialmente vôlei.