Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Por que o Raposão esteve ausente nos últimos jogos do Cruzeiro?

Mascote não compareceu aos jogos do Cruzeiro desde a mudança de visual, muito criticada pela torcida celeste, no fim de março

Raposão não tem comparecido em jogos Cruzeiro desde o fim de março

Figura marcante em jogos do Cruzeiro nas últimas duas décadas, o Raposão não tem marcado presença nos duelos celestes nesta temporada. Segundo assessoria, o clube aguarda o ‘Comitê de Torcedores’ para adotar uma medida adequada quanto à situação do mascote, que sofreu críticas após mudança de visual.

O Cruzeiro criou o comitê no dia 25 de março, com o intuito de aproximar o clube do torcedor. O projeto contará com um fórum de discussão entre direção e cruzeirenses sobre temas extracampo. Ainda não há data marcada para o primeiro encontro.

O projeto foi idealizado após mobilização da torcida celeste com a mudança de visual do Raposão e do Raposinho. Na época, o marketing do clube aproveitou o aniversário de 20 anos do mascote para mudar sua fisionomia. Boa parte dos cruzeirenses, contudo, reprovou a nova caracterização.

Com a rejeição da nova identidade visual, o Cruzeiro voltou atrás e suspendeu a mudança do mascote. Desde o acontecimento, o Raposão não apareceu em nenhum jogo do time estrelado. De lá pra cá, a equipe celeste fez oito partidas em casa válidas pelo Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil.

Com pelagem amarronzada, o Raposão foi criado em 2003, ano em que o Cruzeiro ganhou a Tríplice Coroa. Em 2008, recebeu a companhia do Raposinho. No início deste ano, 20 anos depois de sua idealização, os mascotes sofreram grande mudança e ganharam cores mais claras.

Confira a nota em que o Cruzeiro anunciou o ‘Comitê de Torcedores’, em 25 de março:

“Nação Azul, diante da insatisfação de grande parte da torcida com a nova identidade visual do Raposão anunciada na quinta-feira, paralisamos provisoriamente a mudança. Nossa decisão, no entanto, não se resume à revisão do lançamento dos mascotes.

Reconsideramos porque queremos ouvir vocês; porque entendemos que, embora a reestilização seja necessária, o torcedor não se sentiu representado na resolução; porque compreendemos que não se trata de uma reação desproporcional a uma simples renovação de estilo, mas reflete, sobretudo, uma sensação de não pertencimento generalizada

Anunciamos hoje a criação de um comitê de torcedores: um fórum de discussão entre direção e diferentes coletivos da torcida do Cruzeiro sobre temas do extracampo que envolvem, principalmente, a experiência do torcedor. O objetivo é que vocês ocupem nesses debates o lugar que é da torcida”, escreveu o Cruzeiro.

Jornalista pela PUC Minas, Pedro Leite é repórter do portal Itatiaia Esporte. Tem experiência na cobertura diária de portais, redes sociais e jornal impresso. Apaixonado por futebol, já passou pelo Superesportes.