Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Pezzolano explica atuação de auxiliar que trabalha bolas paradas no Cruzeiro

O uruguaio Manuel Ramas chegou há um mês à Toca II e já está inserido nos trabalhos com a comissão técnica

Manuel Ramas integra o grupo de assistência ao técnico Paulo Pezzolano há cerca de um mês

O Cruzeiro contratou há cerca de um mês um novo profissional para a comissão técnica de Paulo Pezzolano. Como noticiou a Itatiaia, trata-se de Manuel Ramas, profissional que trabalha com estratégias em cobranças de bola parada e até laterais. E o treinador celeste falou da importância desse profissional no clube.

“Agora somamos outro uruguaio, Manuel Ramas. Ele vivia na Espanha, me ajudou muito de longe quando trabalhei no Pachuca-MEX. Meu diretor esportivo Marco Garcéz (à época) me falou um dia que trabalhava com bolas paradas, laterais com um cara especialista para isso. E ficou na minha cabeça. O treinador não pode estar em tudo, necessita de especialistas”, comentou em entrevista à Ronaldo TV.

A Itatiaia percebeu a presença de um profissional diferente na comissão de Paulo Pezzolano no vídeo de bastidores publicado pelo Cruzeiro, após a vitória por 4 a 0 sobre o Náutico, no Independência.

Manuel Ramas aparece no vídeo em momentos diferentes. Quando a equipe deixa o vestiário para o aquecimento no gramado antes do apito inicial, e durante o jogo, já em uma das cabines do estádio, ao lado da equipe de análise de desempenho.

Inclusive, em uma das imagens, Manuel Ramas comemora bastante o gol do atacante Edu, o primeiro na vitória celeste sobre os pernambucanos.

“Manuel Ramas eu fui preparando, ficamos um ano falando, para fazer bola parada, tiro lateral. Por sorte está dando certo, é um trabalho devagar, não é de um dia para o outro. Por exemplo, antes da chegada dele, perdíamos, de 30 laterais, 60% da bola. Depois que ele chegou, nos primeiros dois jogos, perdemos duas ou três bolas de 30. Laterais são muito importantes”, revelou.

A chegada de Ramas preenche uma lacuna, já que desde o fim de junho o Cruzeiro estava com um profissional a menos em sua comissão. Rafael Guanaes, que era auxiliar fixo da Raposa, deixou o clube para treinar o Novorizontino.

Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.
Emerson Pancieri é setorista do Cruzeiro na Rádio Itatiaia, onde atua desde 2016. Graduou-se em Jornalismo pela Newton Paiva, em 2009. Passou também por Transamérica, O Tempo, Band News, Rádio Globo e CBN (onde foi setorista do Cruzeiro de 2012 a 2016 e cobriu o bicampeonato brasileiro 2013 e 2014, além da Copa no Brasil).