Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Diretor do Cruzeiro explica mudança drástica na base com saída de atletas

Nomes importantes e que tinham mercado deixaram o clube após decisão recente da nova gestão cruzeirense

Cruzeiro promove intensas mudanças na base por nova política no clube

A nova diretoria do Cruzeiro promove alterações importantes no departamento de futebol, no time principal e, como adiantou a Itatiaia, também na base. O diretor Pedro Martins, que gere uma das pastas mais importantes do clube, disse que a equipe deixará de gastar R$ 14 milhões por causa das movimentações do mercado na última janela de transferências.

Só na base o Cruzeiro, ainda de acordo com seu dirigente do departamento de futebol, deixará de gastar mais de R$ 2 milhões com as oito saídas, dentre essas a do meia Vitinho (deixou de ter vínculo com o clube), do zagueiro Paulo (acertou com o Santa Clara-POR) e Riquelmy, emprestado ao Vila Nova-GO.

“Muitas mudanças que aconteceram levaram em consideração dois grandes pontos: o potencial futuro e as condições financeiras e comerciais para o Cruzeiro (...) E dentro disso a gente foi tomando diversas decisões, que é um processo de reformulação que é amplo e não vai acontecer do dia para noite”, explicou Martins em entrevista coletiva na última quinta-feira (18).

As saídas na base acontecem por um reposicionamento na base, dentro da nova política de gastos e investimentos do clube.

“A gente procurou analisar os contratos, o custo que muitos desses contratos tinham para o clube, e o perfil dos atletas. (...) Isso demanda tempo, isso vai fazer com que o Cruzeiro ao longo dos anos consiga recuperar seu lugar de protagonista também no processo de formação de atletas”, explicou.

Atualmente, o Cruzeiro trabalha com as categorias sub-14, sub-15, sub-17 e sub-20, com o viés de retomar o perfil formador de outrora.

"É um projeto futuro do clube. A gente está com o maior cuidado, analisando todas as mudanças, desde o sub-14 até o sub-20. O Cruzeiro será um clube formador (...) Um clube sustentável precisa formar atletas, precisa colocar esses atletas na equipe principal, mas a gente sabe que não é simples, não é fácil mudar algo tão complexo como as categorias de base.”, garantiu.

Outra intenção da nova diretoria celeste é modernizar o centro de treinamento da base, a Toca da Raposa I, que está há alguns anos defasada.

“A gente sabe que a Toca I esteve defasada durante muitos anos. O clube hoje já faz algumas melhorias, algumas mudanças importantes, mas ainda está longe de ser uma estrutura ideal. O clube está trabalhando dia a dia de uma maneira muito firme, e vocês vão acompanhar, passo a passo, um clube que vai estar muito alinhado em termos metodológicos, desde o início das categorias até o profissional”, completou.

Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.
Emerson Pancieri é setorista do Cruzeiro na Rádio Itatiaia, onde atua desde 2016. Graduou-se em Jornalismo pela Newton Paiva, em 2009. Passou também por Transamérica, O Tempo, Band News, Rádio Globo e CBN (onde foi setorista do Cruzeiro de 2012 a 2016 e cobriu o bicampeonato brasileiro 2013 e 2014, além da Copa no Brasil).