O Corinthians venceu o primeiro jogo na Copa Sul-Americana 2025. Na noite desta quinta-feira (24), a equipe comandada pelo interino Orlando Ribeiro bateu o Racing-URU por 1 a 0, pela terceira rodada da fase de grupos, com gol de Ángel Romero. Mesmo com a expulsão de Félix Torres no começo de partida, o Timão buscou o resultado na Neo Química Arena, em São Paulo.
O Timão fez um jogo de pouca inspiração diante de seu torcedor. Tendo que lidar com a desvantagem numérica, a equipe sofreu para encontrar espaços na defesa adversária. Na base da entrega e da força de seu torcedor, os comandados de Orlando Ribeiro chegaram ao gol na segunda etapa, com Romero, em jogada de cobrança de escanteio.
Com a vitória, o Corinthians encostou nos primeiros colocados do grupo C do torneio continental. A equipe chegou aos quatro pontos, na terceira colocação, atrás de Huracán-ARG (sete) e América de Cali-COL (cinco). O Racing segue na lanterna, zerado.
O Timão volta a entrar em campo neste domingo (27), contra o Flamengo, pela Série A do Campeonato Brasileiro. Na Sul-Americana, a equipe terá pela frente o América de Cali, no dia 6 de maio (terça-feira), novamente em Itaquera.
Expulsão de Félix Torres
Logo aos 14 minutos, o Corinthians ficou com um jogador a menos. O zagueiro Félix Torres cometeu entrada violenta no meio-campo, com o pé alto, e foi expulso pelo árbitro Guillermo Guerrero após revisão no VAR.
Timão pouco criativo
Com um a menos, o Corinthians teve dificuldade para furar o bloqueio defensivo do Racing até o final do primeiro tempo. Apesar de ter maior posse de bola, o time apresentou lentidão para infiltrar na área adversária.
A melhor chance corintiana veio dos pés de Romero, nos acréscimos. Matheuzinho cruzou na medida para o camisa 11 que, de voleio, quase abriu o placar.
Romero ao resgate
Mesmo em desvantagem, o Corinthians chegou ao seu gol aos 10 minutos, com Romero. Em jogada de cobrança de escanteio, Gustavo Henrique desviou para o atacante concluir para o fundo do gol. Um dos auxiliares assinalou impedimento na jogada, mas o tento foi validado após revisão do VAR.
Força defensiva
Com a vantagem no placar, o Corinthians se retraiu. A equipe passou a explorar jogadas em velocidade e, por consequência, ficou menos com a bola.
Mesmo nesse cenário, o Timão pouco sofreu. A equipe soube controlar a partida durante praticamente toda a segunda etapa.
Hugo Souza e Matheuzinho salvam
Aos 41 minutos, quando o jogo não apresentava riscos, Fonseca arriscou de longe, e Hugo Souza defendeu para o meio da área. Na sobra, o mesmo goleiro salvou a finalização de Severo e, depois da bola rebater na defesa, Matheuzinho tirou em cima da linha.
Corinthians 1 x 0 Racing-URU
Escalação do Corinthians
Hugo Souza; Matheuzinho, Gustavo Henrique, Félix Torres e Fabrizio Angileri; Raniele, Breno Bidon e André Carrillo (José Martínez); Romero (Charles), Memphis Depay e Yuri Alberto (Igor Coronado). Técnico: Orlando Ribeiro (interino).
Escalação do Racing-URU
Amade; Gastón Bueno, Monzón (Pinela) e Martin Ferreira; Cotugno, Fraquelli (Vázquez), Lucas Rodríguez e Espinosa (Matías Fonseca); Felipe Cairus, Santiago Ramirez (Alejandro Severo) e Tomatis (Agustin Pereira). Técnico: Cristian Chambian.
Gols
- Corinthians: Romero (9min/2ºT)
Cartões amarelos
- Memphis Depay, Raniele e Breno Bidon (Corinthians); Lucas Monzón e Pinela (Racing)
Cartões vermelhos
- Félix Torres (Corinthians)
- Motivo: 3º rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana
- Data e horário: 24 de abril de 2025 (quinta-feira), às 19h (de Brasília)
- Local: Neo Química Arena, em São Paulo
- Árbitro: Guillermo Guerrero (EQU)
- Auxiliares: Ricardo Baren (EQU) e Edison Vazquez (EQU)
- VAR: Bryan Loaiza (EQU)