Ouvindo...

Racing x Cruzeiro: Márcio Rezende opina sobre árbitro da final da Sul-Americana

Uruguaio Esteban Ostojich, de 42 anos, foi escalado para apitar a final da Copa Sul-Americana

Uruguaio Esteban Ostojich, de 42 anos, apirará a final da Sul-Americana entre Racing e Cruzeiro

Analista de arbitragem da Itatiaia, o ex-árbitro do quadro da Fifa, Márcio Rezende de Freitas, analisou a escalação do uruguaio Esteban Ostojich, de 42 anos, para a final da Copa Sul-Americana, entre Racing e Cruzeiro. A decisão será no dia 23 de novembro, às 17h (de Brasília), no Estádio La Nueva Olla, em Assunção-PAR.

“Bom árbitro e muito valorizado pela Conmebol. É árbitro Fifa desde 2016. Não é um árbitro da prateleira de cima. Mas ele faz bons jogos e vem fazendo boas arbitragens na Sul-Americana e na Libertadores”, comentou.

Em relação ao perfil, Márcio Rezende de Freitas definiu Ostojich como um árbitro que tenta controlar a partida com conversa antes de aplicar cartões.

“Às vezes, ele peca um pouco na parte disciplinar, mas leva os jogos bem até o final. Ele dá muita dinâmica ao jogo e conversa muito para evitar o cartão amarelo. Apesar disso, ele marca muitos cartões. A média dele é de 25 faltas por jogo”, comentou o comentarista da Itatiaia.

Esta será a primeira partida de Ostojich em um jogo do Cruzeiro.

Já em relação ao Racing, o uruguaio tem um confronto no currículo. Ostojich esteve em ação no jogo das quartas de final da Libertadores de 2020, quando o Racing venceu o Boca Juniors por 1 a 0.

Esteban Ostojich será auxiliado por Nicolas Tarán e Carlos Barreiro, ambos do Uruguai. O VAR principal será outro uruguaio, Leodan González.

O quarto árbitro será Gustavo Tejera (URU) e o quinto Eduardo Britos, do Paraguai. O AVAR 1 será Richard Trinidad (URU), o 2 Derlis López (PAR) e o 3 Andres Cunha (URU).

Apitou jogo do Brasil nas Eliminatórias

Na décima rodada das Eliminatórias, Esteban Ostojich apitou a vitória do Brasil sobre o Peru, por 4 a 0, em Brasília, pela 10ª rodada, em 15 de outubro. Naquela ocasião, ele marcou 27 faltas e seis cartões amarelos. Das faltas, duas foram pênaltis, ambos convertidos pela Seleção.

Quando Racing e Cruzeiro chegam a Assunção?

As delegações de Racing e Cruzeiro devem chegar a Assunção na quarta-feira, dia 20 de novembro, três dias antes do confronto.

O Cruzeiro treinará no estádio Feliciano Cáceres, campo do Sportivo Luqueño, que fica na cidade de Luque, na Região Metropolitana da capital paraguaia.

Em Luque também está a sede da Conmebol. O campo está apenas a seis minutos de carro do prédio da confederação e do hotel onde a delegação vai ficar hospedada em um hotel anexo à Conmebol.

O Racing ficará hospedado e treinará em um resort, o Yacht y Golf Club. O time argentino é o finalista A, por ter tido melhor campanha na competição, e poderá escolher o uniforme que jogará, ficará no vestiário principal do estádio da final e no banco de reservas do mandante.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Coordenador do esporte digital da Itatiaia. Construiu sua carreira no jornalismo esportivo digital. Grande experiência como repórter e editor-chefe. Passou por Superesportes, Estado de Minas, TV Alterosa, Veja BH, Canal 23 e colaborou com O Jogo (POR), Mundo Deportivo (ESP) e Levante EMV (ESP).
Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.