A Seleção Brasileira iniciou a Data Fifa de outubro com a obrigação de vencer os dois piores times das Eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2026 e cumpriu seu dever. Depois de bater o Chile por 2 a 1, na quinta-feira (10), o Peru foi goleado por 4 a 0 nesta terça-feira (15), no estádio Mané Garrincha, em Brasília. A partida foi válida pela 10ª rodada.
Os gols foram de Raphinha, duas vezes de pênalti, de Andreas Pereira e de Luiz Henrique.
O resultado, com um segundo tempo arrasador, consolidou uma recuperação e um alívio na tabela de classificação. Foi só a segunda vez que o Brasil venceu dois jogos seguidos nessas Eliminatórias, após triunfos na 1ª (5 a 1 na Bolívia) e 2ª (1 a 0 no Peru) rodadas, em setembro de 2023.
Se iniciou esses confrontos de outubro na quinta colocação na tabela, o Brasil termina em quarto, com 16 pontos, mesma pontuação do Uruguai, mas saldo de gols pior no desempate. A Colômbia tem 19 pontos, em segundo, e a Argentina, que fez 6 a 0 na Bolívia nesta terça, lidera com folga com 22 pontos.
O Peru é o 9º, e penúltimo, com seis pontos, a cinco do oitavo, a Venezuela, se complicando na competição. Os seis primeiros, após 18 rodadas, se classificam para a Copa do Mundo de 2026, que será nos Estados Unidos, no México e no Canadá, enquanto o sétimo disputa uma repescagem mundial em março de 2026.
Vitória tranquila
O resultado foi sem susto para o Brasil do técnico Dorival Júnior, com um segundo tempo em alto nível, apesar da fragilidade do adversário. Em um estádio Mané Garrincha com 60 mil pessoas, a Seleção teve bons momentos em jogadas individuais, principalmente com Raphinha, que novamente jogou mais centralizado, onde tem atuado no Barcelona.
Com Lucas Paquetá suspenso, Gerson jogou de segundo volante, e Bruno Guimarães apareceu no lugar de André. Ambos revezavam na hora de subir, mas no primeiro tempo não funcionou e a bola não chegava com facilidade nos atacantes.
Os dois primeiros gols foram de pênalti, com Raphinha. O primeiro a bola tocou na mão de Zambrano, e o segundo depois de Savinho ser derrubado dentro da área. O atacante do Barça bateu os dois com tranquilidade, chegando aos nove gols pelo Brasil.
O terceiro gol foi um golaço, em jogada de dois jogadores que tinham acabado de entrar. Luiz Henrique fez ótima jogada pela esquerda, cruzou e Andreas Pereira fez de voleio, à la Bebeto (e ele estava com a camisa 7).
O atacante do Botafogo voltou a marcar, depois de salvar o Brasil contra o Chile, com passe de Igor Jesus, seu parceiro no clube carioca. Luiz Henrique fez um bonito gol, chutando colocado da meia lua da grande área.
O Brasil volta a campo pelas Eliminatórias em 14 de novembro, contra a Venezuela, em Maturín, pela 11ª rodada. O jogo será às 18h (de Brasília).
Brasil 4 x 0 Peru
Brasil
Ederson; Vanderson, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner; Bruno Guimarães e Gerson; Raphinha (Endrick), Savinho (Luiz Henrique), Igor Jesus (Matheus Pereira) e Rodrygo (Andreas Pereira). Técnico: Dorival Júnior.
Peru
Gallese; Araujo, Zambrano e Callens; Advíncula (Polo), Castillo (Sonne), Cartagena, Peña e López; Flores (Grimaldo) e Reyna (Ramos). Técnico: Jorge Fossati.
Gols
Raphinha, de pênalti (37min1º) e (8min2ºT), Andreas Pereira (25min2ºT), Luiz Henrique (28min2ºT) para o Brasil
Cartões Amarelos
Vanderson (Brasil), Zambrano, Reyna, Gallese, Cartagena, Castillo (Peru)
Motivo: 10ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026
Data e horário: 15 de outubro de 2024 (terça-feira), às 21h45 (de Brasília)
Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Árbitro: Esteban Ostojich (Uruguai)
Auxiliares: Carlos Barreiro e Andrés Nievas (ambos do Uruguai)
VAR: Leodan González (Uruguai)