Ouvindo...

Fortaleza vira sobre o Rosario e mantém vivo sonho do título da Copa Sul-Americana

Com gols de Lucero, Pikachu e Sasha, Tricolor cearense faz 3 a 1 em rival argentino e está nas quartas de final; próximo rival será o Corinthians

Lucero marca o primeiro do Fortaleza contra o Rosario Central pela Sul-Americana

O mosaico da torcida antes do jogo previa: “o sonho vive”. E o Fortaleza mantém vivo o sonho de chegar novamente em uma final de Copa Sul-Americana e, por que não, ser o campeão. O Tricolor cearense eliminou, nesta quarta-feira (21), o Rosario Central-ARG ao vencer por 3 a 1 Arena Castelão, na capital cearense, pela volta das oitavas de final. Na ida, na Argentina, houve empate por 1 a 1.

Em 2023, a equipe comandada por Juan Pablo Vojvoda alcançou a decisão da Sul-Americana, mas perdeu para a LDU de Quito-EQU por 5 a 4 após cobranças de pênaltis. O jogo foi na cidade de Maldonado, na região de Punta Del Este, no Uruguai.

O adversário nas quartas de final será o Corinthians, que eliminou o Red Bull Bragantino, após cobranças de pênaltis. A Conmebol ainda vai oficializar as datas, mas o SBT, detentor dos direitos de transmissão da competição para TV aberta no Brasil, já escolheu duas terças de setembro para os jogos do confronto.

A ida será em 17 de setembro, às 21h30 (de Brasília), na Arena Castelão, e a volta em 24 de setembro, no mesmo horário, na Neo Química Arena, em São Paulo.

Os gols foram de Lucero, Yago Pikachu e Lucas Sasha, no segundo tempo. O time brasileiro saiu perdendo, com gol do zagueiro Mallo.

O foco do Fortaleza também está na Série A do Brasileiro, competição em que ocupa a segunda colocação, com 45 pontos, e um ponto, e um jogo, a menos do que o líder Botafogo. No próximo domingo (25) recebe o Corinthians na Arena Castelão, às 16h (de Brasília), pela 24ª rodada.

Tempos distintos

O primeiro tempo foi dos sonhos para o Rosario Central. Não teve jogo praticamente. Muitas faltas, de ambos os lados, lesões, reclamações com o árbitro, cenário ideal para um time que se contentava em empatar ou ter uma ou duas jogadas isoladas no ataque.

O retorno de Lucero, centroavante fora dos últimos quatro jogos por causa de lesão muscular, não fez o Fortaleza mais forte ofensivamente, como se esperava. Sem Marinho e Matheus Rossetto, machucados, o time rodava, rodava e rodava a bola, sem efetividade.

O segundo tempo começou frenético. Com dois minutos, o zagueiro Mallo escorou cruzamento de Malcorra, em falta lateral, e fez 1 a 0 para os argentinos. Silêncio no Castelão, que durou somente quatro minutos.

Lucas Sasha fez um preciso lançamento a Yago Pikachu na direita, já dentro da área. O atacante cruzou e Lucero anotou seu 23º gol na temporada. Explosão no Castelão.

O Fortaleza continuou bem melhor, com mais agressividade do que no primeiro tempo, enquanto o Rosario reinava em sua propósito de fazer cera. Mas aos 32 minutos, Tinga fez bom lançamento a Yago Pikachu, ele venceu Barbieri e finalizou para desempatar.

Lucas Sasha ainda fez o terceiro, nos acréscimos, para fechar a classificação.

Fortaleza 3 x 1 Rosario Central

Fortaleza

João Ricardo; Tinga, Kuscevic, Tomás Cardona e Bruno Pacheco; Pedro Augusto (Lucas Sasha), Zé Welison (Hércules) e Pochettino (Kervin); Yago Pikachu, Lucero (Renato Kayzer) e Breno Lopes (Moisés). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

Rosario Central

Broun; Coronel, Mallo (Barbieri), Quintana e Sández; Martínez, Ibarra, Gómez (Giccone) e Malcorra (Solari); Lovera (O’Connor) e Copetti (Dupuy). Técnico: Matías Lequi.

Gols
Lucero (6min2ºT); Yago Pikachu (32min2ºT), Lucas Sasha (46min2ºT) para o Fortaleza
Mallo (2min2ºT) para o Rosario Central

Cartões Amarelos
Pedro Augusto, Pochettino, Pikachu, Kervin (Fortaleza); Mallo (Rosario)

Público: 50.135 presentes
Renda: R$ 1.178.144,00

Motivo: volta das oitavas de final da Copa Sul-Americana
Data e horário: 21 de agosto de 2024 (quarta-feira), às 19h (de Brasília)
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)

Árbitro: Esteban Otojich (Uruguai)
Auxiliares: Carlos Barreiro e Agustín Berisso (ambos do Uruguai)
VAR: Andres Cunha (Uruguai)

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.