Ouvindo...

Atlético é único clube brasileiro a se classificar nos playoffs da Sul-Americana

Galo bateu o Bucaramanga nos pênaltis, nessa quinta-feira (24), e avançou às oitavas de final da competição

Scarpa, do Atlético, durante jogo contra o Bucaramanga na Arena MRV

O Atlético se tornou, nessa quinta-feira (24), o único clube brasileiro a se classificar nos playoffs da Copa Sul-Americana 2025. Dentro da Arena MRV, em Belo Horizonte, o Galo bateu o Bucaramanga nos pênaltis, após derrota por 1 a 0, e avançou às oitavas de final da competição continental.

Na próxima fase, o time comandado pelo técnico Cuca enfrentará o Godoy Cruz, da Argentina. As datas e horários dos confrontos de ida e volta ainda serão definidos pela Conmebol. Certo é que o primeiro duelo será em BH, e o segundo em Godoy Cruz-ARG.

Além da classificação, o Atlético garantiu uma premiação de US$ 600 mil (R$ 3,3 milhões, na cotação atual).

As eliminações brasileiras

Tudo começou na terça (22), quando o Bahia caiu diante do América de Cali, da Colômbia. Depois de empatar sem gols na Arena Fonte Nova, em Salvador, o time treinado por Rogério Ceni foi derrotado por 2 a 0 na partida de volta, disputada no Pascual Guerrero, em Cali-COL.

No mesmo dia, o Vasco tentou operar um milagre em São Januário, mas não conseguiu reverter o placar elástico aplicado pelo Independiente Del Valle (4 a 0) no jogo de ida. No Rio de Janeiro, as equipes empataram em 1 a 1, e o Cruzmaltino deu deus ao torneio.

Já a quarta-feira (23) marcou a eliminação do Grêmio. O Imortal empatou em 1 a 1 com o Alianza Lima, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, e ficou de fora da ‘Sula’ por ter perdido o primeiro confronto por 2 a 0.

Fluminense segue vivo

O Fluminense é outro brasileiro que segue vivo na Copa Sul-Americana. O time tricolor não precisou passar pelos playoffs e avançou direto às oitavas de final do torneio por ter ficado na liderança do Grupo F na primeira fase.

A equipe treinada por Renato Gaúcho enfrentará o América de Cali na próxima fase.

Leia também

Nuno Krause é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. Antes, foi correspondente da Itatiaia no Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM.