Ouvindo...

Central Córdoba faz história no Maracanã e vence o Flamengo na Libertadores

No primeiro jogo como visitante em torneios internacionais, a equipe argentina encerra a invencibilidade de 27 jogos do time de Filipe Luís

O Central Córdoba fez história no Maracanã. No primeiro jogo como visitante em torneios internacionais, a equipe argentina surpreendeu e venceu o Flamengo por 2 a 1, nesta quarta (9), pela segunda rodada do Grupo C da Libertadores. Foi a primeira derrota do time de Filipe Luís desde outubro de 2024, encerrando uma série invicta de 27 jogos.

Os gols do Central Córdoba foram marcados por Heredia, de pênalti, e Florentín no primeiro tempo. Na etapa final, De La Cruz descontou, mas a reação rubro-negra parou por aí.

Com o resultado, o Central Córdoba chega aos quatro pontos na chave. O Flamengo segue com três. LDU e Táchira, que completam o grupo, jogam a partir das 23h (de Brasília) nesta quarta (9).

Leia também

De volta ao Brasileirão

A terceira rodada da Libertadores será no no fim de abril. No dia 22, o Flamengo visita a LDU em Quito. No dia 24, o Central Córdoba recebe o Táchira em Santiago Del Estero. Veja a tabela!

O próximo compromisso do time de Filipe Luís é pela terceira rodada do Brasileirão. O Rubro-Negro enfrenta o Grêmio, em Porto Alegre, às 17h30 (de Brasília) no domingo (13).

Tudo aberto no Maracanã

A partida esteve aberta no Maracanã desde o início. No primeiro lance, Plata recuperou a bola no ataque e serviu Juninho, que finalizou mal e perdeu a primeira chance.

Aos sete, o vacilo de Evertton Araújo deu a bola parada ao Central Córdoba. Após corte parcial da defesa, Cufré arriscou de fora da área e Rossi impediu um golaço do argentino.

Aos 13 e aos 15, o goleiro visitante foi quem trabalhou. Primeiro, defendeu chute de Arrascaeta. Na sequência, evitou o gol de Léo Ortiz após cobrança de falta de De La Cruz.

Mão, pênalti e gol do Central!

Criando dificuldades na saída de bola do Flamengo, o Central Córdoba pediu pênalti após toque de mão de Léo Pereira em lance com Florentín, aos 20.

Após ir ao VAR, Cristian Garay confirmou a falta. O atacante Heredia, sob vaias, teve tranquilidade para deslocar e abrir o placar: 1 a 0 para o Central Córdoba!

Heredia, de pênalti, abre o placar para o Central Córdoba contra o Flamengo no Maracanã

Mais um gol e vaias

De imediato, Arrascaeta tentou o empate em finalização que saiu sem perigo à meta rival. Aos 35, o camisa 10 lançou Bruno Henrique, que foi derrubado o árbitro marcou pênalti.

Após revisão do VAR, contudo, a falta foi marcada fora da área. Léo Pereira cobrou com perigo, e parte da torcida vibrou com a bola que balançou a rede pelo lado de fora.

Antes do intervalo, foram os argentinos que voltaram a celebrar. Aos 43, Cufré subiu sozinho para desviar cobrança de Cufré: 2 a 0! E o time de Filipe Luís foi vaiado na ida para o vestiário.

De cabeça, Florentín amplia para Central Córdoba, contra o Flamengo, no Maracanã

Filipe Luís aciona titulares

Após o time ir para o vestiário sob vaias, Filipe Luís fez três mudanças para o segundo tempo: Wesley, Pulgar e Gerson substituíram Varela, Evertton Araújo e Juninho.

De La Cruz desconta!

O Flamengo partiu para cima e pressionou o adversário, mas também deixou espaços na defesa. Assim, Rossi e Aguerre evitaram gols antes dos 10 minutos do segundo tempo.

Aos 14, Alex Sandro ia partir para dentro da área, mas foi derrubado com falta. Com maestria, De La Cruz marcou um golaço para diminuir o placar: 2 a 1 no Maracanã!

De La Cruz vibra com o gol de falta pelo Flamengo contra o Central Córdoba

Pressão e Pedro em campo

O gol fez o Flamengo avançar ainda mais e ocupar o campo de ataque. A pressão era rubro-negra, e Filipe Luís fez as últimas duas mudanças na equipe: Luiz Araújo e Pedro entraram.

Após sete meses de recuperação, o camisa 9 foi ovacionado pela Nação. ao entrar em campo. O Rubro-Negro foi para o tudo ou nada, mas demorou para voltar a ameaçar o rival.

O Central Córdoba, além dos contra-ataques, irritou os rubro-negros com as longas paralisações em faltas e substituições. Foram sete minutos de acréscimo, mas o placar persistiu.

A grande - e última - chance do empate aconteceu aos 51 minutos. De La Cruz cruzou da direita, a bola atravessou a área até Bruno Henrique, de peixinho, acertar a trave.

Flamengo 1x2 Central Córdoba

Flamengo

Rossi; Varela (Wesley), Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro (Pedro); Evertton Araújo (Erick Pulgar), De La Cruz e Arrascaeta (Luiz Araújo); Bruno Henrique, Plata e Juninho (Gerson) - Técnico: Filipe Luís.

Central Córdoba

Aguerre; Moyano (Pillud), Abascia, Rivero e Cufré (Casermeiro); Galván, Iván Gómez (Cristoforo), José Florentín; Perelló (Fernando Martínez), Heredia e Angulo (Gastón Verón)- Técnico: Omar De Felippe.

  • Gols: Heredia (23'/1ºT) e Florentín (43'/1ºT), do Central Córdoba, e De La Cruz (15'/2ºT), do Flamengo
  • Cartão amarelo: Erick Pulgar e De La Cruz (FLA); Moyano, Heredia, Galván e Angulo (CCO)
  • Cartão vermelho: Não houve.
  • Renda e público: Ainda não informado.
  • Motivo: Jogo da segunda rodada do Grupo C da Libertadores
  • Data e hora: 9 de abril de 2024, às 21h30 (de Brasília)
  • Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
  • Árbitro: Cristian Garay (CHI)
  • Assistentes: Alejandro Molina (CHI) e Cláudio Urrutia (CHI)
  • Árbitro de vídeo: Rodrigo Carvajal (CHI)
Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.