Quem seguirá vivo na disputa pelo bicampeonato da
Com campanhas ruins no
Curiosamente, esta será a primeira vez que os times se enfrentam pela Copa Libertadores.
Viagem para o Rio
A última atividade do Atlético antes do confronto foi realizada na manhã dessa terça-feira (17), na Cidade do Galo, em Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A delegação chegou ao Rio de Janeiro com recepção calorosa da torcida. Hulk e companhia estão concentrados num tradicional hotel localizado em Copacabana.
O retorno para a capital mineira será feito horas após o jogo no Maracanã. A viagem, em voo fretado, está prevista para 23h30 (de Brasília).
Baixas para Milito
De última hora, Milito teve baixa importante. O lateral-direito Renzo Saravia sofreu lesão no músculo da coxa esquerda e ficou em BH.
Atualmente, além dele, o departamento médico do Galo tem outros quatro atletas: o atacante Alisson, com lesão no tornozelo; o volante Otávio, com luxação no ombro; o volante Matías Zaracho, que se recupera de cirurgia para tratar uma hérnia do esporte na região inguinal; e o atacante Eduardo Vargas, com dores na panturrilha. Todos ainda estão sem prazo certo para retorno.
Provável Atlético
As duas dúvidas para a montagem do time são se o argentino Rodrigo Battaglia, coringa na equipe atleticana, atuará como volante ou zagueiro no confronto na “Cidade Maravilhosa”, e se Mariano inicia entre os onze.
Caso opte por improvisar na direita, Fuchs deve ser deslocado. Assim, Lyanco comporia a zaga.
Aproveitamento na Libertadores
Dono da segunda melhor campanha da fase de grupos e algoz do San Lorenzo, da Argentina, nas oitavas de final, o Alvinegro acumula oito jogos nesta edição. Até o momento, foram seis vitórias, um empate e outra derrota. O aproveitamento é de 79%.
Na defesa do título de 2023, o Fluminense também faz uma das melhores campanhas da Libertadores. O Tricolor, que eliminou o Grêmio nas oitavas de final e liderou o Grupo A, soma cinco vitórias, dois empates e uma derrota, com aproveitamento de 66,7%.
Vítima de Hulk
Cabe lembrar que o Fluminense é a “maior vítima” do atacante Hulk. Ao lado do Cruzeiro, o Tricolor foi a equipe que mais gols sofreu do camisa 7, desde que ele chegou ao Atlético em 2021. Ao todo foram sete tentos anotados por ele (em cada).
DM do Tricolor quase vazio
Com a recuperação do artilheiro argentino Germán Cano, o departamento médico do Fluminense está praticamente vazio. O atacante Lelê é o único atleta lesionado e desfalque para a comissão técnica.
As opções de Mano Menezes
Apesar do retorno, Cano ainda deve permanecer no banco na partida desta quarta (18), com a manutenção do jovem Kauã Elias entre os titulares.
No sistema defensivo, Mano Menezes deve manter a dupla de zaga com Thiago Silva e Thiago Santos, mas o experiente Felipe Melo é uma alternativa.
Fluminense x Atlético
Fluminense
Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Thiago Santos (Felipe Melo) e Marcelo; Martinelli, Bernal, PH Ganso e Jhon Arias; Kevin Serna e Kauã Elias. Técnico: Mano Menezes
Atlético
Everson, Mariano (Lyanco), Fuchs (Battaglia), Alonso e Arana; Battaglia (Fausto Vera), Alan Franco, Bernard, Scarpa; Paulinho e Hulk. Técnico: Gabriel Milito
Motivo: jogo de ida das quartas de final da Copa Libertadores
Local: Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro
Data: 18 de setembro de 2024
Horário: 19h (de Brasília)
Arbitragem: Facundo Tello (ARG), auxiliado por Juan Belatti (ARG) e Maximiliano Del Yesso (ARG)
VAR: Silvio Trucco (ARG)
Transmissão: Paramount+
A Itatiaia também transmite o duelo pelo 610 AM, 95,7 FM e pelos canais oficiais no Youtube (@itatiaiaoficial e @itatiaiaesportes)