Ouvindo...

São Paulo vence Talleres em jogo duro e avança na Libertadores como líder do grupo

Com mais de 56 mil pessoas no MorumBis, Tricolor aplica 2 a 0 e toma primeiro lugar da chave dos argentinos no saldo de gols

Lucas comemora gol pênalti após repetir cobrança no jogo São Paulo x Talleres

O São Paulo encontrou no Talleres, nesta quarta-feira (30), um rival bem montado, que dificultou ao máximo o jogo. Os argentinos marcaram demais e, no primeiro tempo, também fizeram cera demais. Só que eles não contavam que, nos acréscimos da etapa inicial, o Tricolor teria uma penalidade ao seu favor e, com ela, conseguiria abrir o caminho para a vitória de 2 a 0, com gols de Lucas e Luciano, em um MorumBis abarrotado com mais de 56 mil pessoas.

O resultado deu ao time do técnico Luis Zubedía marcas importantes. A primeira delas é que o São Paulo roubou a liderança do Talleres na última rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. O Tricolor somou os mesmos 13 pontos do rival argentino, mas levou a melhor no saldo de gols (7 x 4). Com isso, ganha a vantagem de decidir as oitavas de final em casa.

A segunda marca importante é que a equipe chegou à vitória de número 100 na Libertadores, entrando em um grupo seleto que conta apenas com outras oito equipes. Por fim, o triunfo também derruba uma sequência de 17 partidas sem perder do Talleres nesta temporada, e leva o próprio São Paulo a chegar ao nono jogo sem ser derrotado, seguindo invicto desde que Zubeldía assumiu o comando, com sete vitórias e dois empates.

Próximo jogo

O São Paulo já volta a campo neste domingo (2), às 18h30 (de Brasília), para enfrentar o Cruzeiro, no MorumBis, pela sétima rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, que retoma os confrontos a partir deste fim de semana, depois da paralisação por conta das fortes chuvas no Rio Grande do Sul.

A equipe tricolor, na disputa nacional, está na sexta posição, com 10 pontos somados.

O jogo

Surpresa no ataque

O técnico Luis Zubeldía manteve a base do time titular do São Paulo para a partida com o Talleres. A exceção foi a presença do atacante Juan, que ganhou o posto de André Silva. Recuperado de uma lesão na panturrilha direita, Calleri ficou no banco de reservas.

Rival bem montado

Diante do Tricolor com apenas uma novidade, havia um rival muito bem montado. O time de Córdoba esfriou um MorumBis abarrotado com uma disciplina tática louvável. A equipe atuava muito compactada, em um espaço curto de campo, achatando o São Paulo. Havia pouco espaço para criar.

Tricolor sem criatividade

O time de Zubeldía parecia pego de surpresa com o esquema montado pelo técnico Walter Ribonetto e encontrava muita dificuldade para quebrar a barreira azul. Houve erros de passe e também dificuldade em arriscar jogadas individuais.

Além de estar bem montado, vale ressaltar, o Talleres se mostrou disposto, desde o início do jogo, a ficar com o empate. Por isso, retardou a partida o quanto foi possível.

Pênalti salva (na segunda cobrança)

O cenário adverso para o São Paulo só foi quebrado em um raro lance de jogada individual. Nestor invadiu a área pelo lado esquerdo, arriscou o drible e Depietri derrubou o meio-campista. Pênalti marcado.

Na primeira cobrança, Lucas parou em Herrera. Mas, o goleiro rival se adiantou. A penalidade, então, foi repetida, e o atacante tricolor cobrou no meio do gol para abrir o placar, aos 48 minutos, na única chance do time na partida.

Segundo tempo

Atrás no placar, o Talleres deixou de segurar o jogo na etapa final e se arriscou mais no ataque. Com isso, a partida ficou mais aberta, e o São Paulo encontrou mais espaços no setor ofensivo. A equipe chegou a ter uma boa chance finalizada por Luciano, que desviou no rival e foi a escanteio.

Tallleres pressiona mais

No terço final da partida, o cenário começou a ficar mais equilibrado. O Talleres ocupou mais o campo ofensivo e, em uma inversão de cenário, teve dificuldade para superar o bloqueio do São Paulo.

Luciano fecha a conta

Com mais espaço para avançar, o Tricolor fechou a conta com Luciano, que, em jogada individual, arriscou um chutaço de longe e fez um golaço para deixar o MorumBis em êxtase.

No fim do jogo, ainda houve espaço para o que já pode ser considerado uma tradição, com uma confusão na reta final, em que o lateral Navarro foi expulso.

São Paulo 2 x 0 Talleres-ARG

São Paulo

Rafael; Igor Vinicius, Arboleda, Alan Franco e Welington (Patryck); Bobadilla, Alisson (Michel Araujo), Lucas (Luiz Gustavo), Luciano e Rodrigo Nestor (Erick); Juan (Calleri). Técnico: Luis Zubeldía

Talleres-ARG

Guido Herrera; Juan Portillo, Mantilla, Lucas Suárez e Benavídez; Portilla (Galarza), Ramón Sosa, e Miguel Navarro; Depietri (Martínez), Girotti e Barticciotto (Rubén Botta). Técnico: Walter Ribonetto

Gols
Lucas (48min1ºT) e Luciano (44min2ºT), do São Paulo

Cartões amarelos
Welington, Calleri, Igor Vinícius (São Paulo); Barticciotto, Lucas Suárez, Portilla (Talleres)

Cartão vermelho
Navarro, do Talleres

Público: 56.162 pessoas
Renda: R$ 5.135.140,00 milhões

Motivo: sexta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores
Data e horário: 29 de maio de 2024, às 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio MorumBis, em São Paulo (SP)

Árbitro: John Ospina (COL)
Auxiliares: David Fuentes (COL) e Mayra Sanchez (COL)
Árbitro de vídeo: Nicolas Gallo (COL)

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Brenno Costa é jornalista multimídia formado pela Universidade Católica de Pernambuco e pós-graduado em comunicação e marketing pela Estácio. Atualmente, é correspondente da Itatiaia em São Paulo. Antes, trabalhou na Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco/Superesportes e no Globo Esporte.