Ouvindo...

São Paulo empata com Barcelona-EQU e terá decisão com Talleres por 1º lugar

Tricolor faz jogo com pouca inspiração diante de mais de 50 mil pessoas no MorumBis e fica no 0 a 0

São Paulo e Barcelona-EQU ficam no empate no MorumBis

O São Paulo encontrou no sistema defensivo do Barcelona-EQU uma grande barreira, que não conseguiu transpor. Aliada a pouca inspiração do time em uma noite atípica sob o comando de Luis Zubeldía, o Tricolor frustrou, nesta quinta-feira (16), um MorumBis com mais de 50 mil pessoas e ficou no empate em 0 a 0, na partida válida pela quinta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores.

Apesar do resultado, a equipe chega na última rodada com chances de assumir a ponta do grupo B. Agora com 10 pontos, o São Paulo precisa de uma vitória simples sobre o Tallares-ARG para tomar a ponta no saldo de gols (5 x 6 é o cenário atual). A partida decisiva acontece no próximo dia 29, às 21h30 (de Brasília), no MorumBis.

O Tricolor, vale ressaltar, segue invicto sob o comando do técnico Luis Zubeldía. Agora, são sete partidas , com cinco vitórias e dois empates. No cenário mais amplo, a equipe não perde há oito confrontos.

O Barcelona-EQU, por sua vez, conseguiu o empate, que o mantém na terceira posição da chave, com três pontos, e a chance viva de disputar os playoffs da Copa Sul-Americana.

Próximo jogo

Com a paralisação do Campeonato Brasileiro, o São Paulo só volta a campo na próxima quinta-feira (23), às 21h30 (de Brasília), quando enfrenta o Águia de Marabá-PA, no MorumBis, no duelo de volta da terceira fase da Copa do Brasil.

Como venceu o primeiro confronto por 3 a 1, a equipe pode até perder por um gol de diferença que avança na competição.

O jogo

Quatro novidades

Para a partida contra o Barcelona-EQU, o Tricolor teve mudanças em todos os setores. As novidades foram o retorno de Welington à lateral esquerda, Galoppo e Michel Araujo no meio-campo e Ferreira no ataque.

Tricolor tem o controle

Com essa formação, o São Paulo começou em cima do rival, com uma marcação adiantada e explorando os lados do campo. Em uma dessas combinações, Michel Araujo fez boa jogada individual e cruzou, mas André Silva cabeceou para fora, aos oito minutos.

Na sequência, o time de Zubeldía manteve o controle do jogo, com posse de bola e sem qualquer susto na defesa. Contudo, pouco conseguiu chegar ao gol do adversário com chances claras. Faltava Luciano no jogo. Mas, jogando como um segundo atacante, ele estava cercado de perto por Trindade.

André Silva no quase

A André Silva, coube a função de atuar mais centralizado. E ele foi o responsável por desperdiçar as melhores chances do São Paulo. Além da cabeçada no início do jogo, o atacante deu um chute perigoso, que estufou as redes pelo lado de fora, aos 39.

A essa altura, o Tricolor já reduziu o ritmo e se via enroscado na marcação do Barcelona-EQU. Assim, foi para o vestiário com a sensação de que poderia ter feito mais.

Segundo tempo

Na volta do intervalo, as equipes seguiram sem substituições, e o cenário do jogo também se desenhou muito parecido ao da etapa inicial.

O São Paulo começou apostando nas jogadas pelas pontas, e Galoppo perdeu uma ótima chance, cabeceando em cima do goleiro, aos oito.

Do outro lado, o Tricolor levou um susto em uma falta cobrada por Díaz e defendida por Rafael, aos 13.

Lucas de volta

Pouco depois, Zubeldía decidiu mexer na equipe e mandou a campo Lucas, que voltou a jogar depois de 40 dias se recuperando de uma lesão muscular na coxa esquerda.

Mas o atacante viu o Barcelona-EQU crescer na partida e criar as melhores oportunidades. Aos 18, foram duas em sequência, nas quais o atacante Preciado ficou muito perto de abrir o placar.

Tricolor retoma controle

Com a entrada de Lucas e, posteriormente, de Erick, o São Paulo voltou a ocupar o campo de ataque, mas continuou sofrendo para acertar o último passe e se livrar da marcação bem encaixada do rival.

A equipe ainda teve uma boa oportunidade desperdiçada por Erick e outra claríssima com Juan, aos 49 minutos. O cenário do jogo não foi alterado e terminou no placar de 0 a 0.

São Paulo 0 x 0 Barcelona-EQU

São Paulo

Rafael; Igor Vinícius (Moreira), Arboleda, Alan Franco e Welington; Alisson, Galoppo (Juan) e Michel Araujo (Luiz Gustavo); Luciano, André Silva (Lucas) e Ferreira (Erick). Técnico: Luis Zubeldía

Barcelona-EQU

Burrai; Rangel, Ramírez, Sosa e Chalá; Trindade, Arroyo (Souza) e Gaibor (Díaz); Preciado (Solano), Francisco Fydriszewski (Obando) e Rojas (Corozo). Técnico: Ariel Holan

Cartões amarelos
Igor Vinícius (São Paulo); Solano, Trindade (Barcelona-EQU)

Público: 50.516 pessoas
Renda: R$ 3.966.890,00 milhões

Motivo: quinta rodada da Copa Libertadores
Data e horário: 16 de maio de 2024, às 21h (de Brasília)
Local: Estádio MorumBis, em São Paulo

Árbitro: Kevin Ortega (Peru)
Auxiliares: Stephen Atoche e Jesús Sánchez (Peru)
Árbitro de vídeo: Heider Yesid Castro Gómez (Colômbia)

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Brenno Costa é jornalista multimídia formado pela Universidade Católica de Pernambuco e pós-graduado em comunicação e marketing pela Estácio. Atualmente, é correspondente da Itatiaia em São Paulo. Antes, trabalhou na Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco/Superesportes e no Globo Esporte.