Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Ceará no WhatsApp

Erick Pulga: torcedor do Ceará, atacante foi principal jogador e artilheiro do acesso

Aos 24 anos, Pulga ajudou a levar o Vozão de volta à elite do futebol nacional em 2025 e é cobiçado por times no Brasil e no exterior

Erick Pulga, atacante do Ceará em jogo pela Série B

Aos 24 anos, Erick Pulga foi o principal jogador do Ceará na campanha do acesso à Série A. Torcedor assumido do Vozão, ele acabou como artilheiro da competição e é cobiçado por times do Brasil e do exterior.

Mas, afinal, quem é Erick Pulga?

Contratado pelo Ceará em abril de 2023 após se destacar no Ferroviário-CE, onde estava emprestado pelo Atlético-CE, Erick Pulga chegou com moral ao Vozão, afinal tinha feito nove gols em 17 partidas pelo Ferrão nos primeiros três meses do ano passado. Para Pulga, natural de Fortaleza, jogar no Ceará era um sonho de infância, já que sempre foi torcedor do Alvinegro.

Só que nada deu certo em 2023. Pulga pouco jogou e acabou sendo alvo preferido de críticas dos torcedores depois do fracasso no Campeonato Brasileiro da Série B, com o time não conseguindo o acesso.

“Quem mais estava comigo era a minha esposa, ela falava para eu não desistir, pois eu não vou mentir: ano passado eu pensei em desistir, porque eu não estava conseguindo jogar, ainda mais porque eu estou defendendo o meu clube de coração. Eu via da arquibancada [os jogos] e dizia que um dia eu jogaria e conquistaria grandes coisas pelo Ceará. Graças a Deus estou realizando esse sonho de criança e estou muito feliz por esse momento”, disse o jogador, chorando, em entrevista no começo da temporada.

Valorizado

O apelido Pulga vem da altura, já que é baixinho com seus 1,69m. Ele é chamado assim desde que começou, com 16 anos, na base do Pague Menos, clube cearense hoje chamado Tirol.

Pulga rodou até parar no Ceará, tendo vínculo com o River, do Piauí, antes de assinar com o Atlético-CE e ser emprestado ao Madureira-RJ, ao Maracanã-CE e ao Ferroviário.

O contrato com o Ceará vai até o fim de 2025, mas a chance de Pulga permanecer no clube no ano que vem, mesmo com o acesso, é bastante reduzida.

O Corinthians demonstrou interesse no começo do ano, e tentou levá-lo na janela de transferências do meio da temporada. O Ceará rejeitou justamente porque almejava o acesso e tinha nele seu principal jogador.

Um clube da MLS, a principal liga de futebol dos Estados Unidos, e outro da Polônia já sondaram a direção do Ceará e o estafe do atleta.

A Itatiaia apurou, entretanto, que o jogador que ficar no Brasil. O valor estimado do atacante é de R$ 18 milhões. O Bahia demonstrou interesse e tem dinheiro do Grupo City para investir.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.