Com a vitória do São Paulo sobre o Novorizontino nesta segunda-feira (3), o Campeonato Paulista voltará a ter os quatro grandes na finais depois de seis anos. O Corinthians vai encarar o Santos, enquanto o Palmeiras terá pela frente o São Paulo. Como tiveram melhor campanha, Timão e Verdão serão mandantes nos jogos das semifinais.
Assim como nas quartas, a semifinal é decidida em jogo único. Tendo isso em vista, Corinthians e Santos jogarão na Neo Química Arena, Itaquera, enquanto Palmeiras e São Paulo se enfrentarão no Allianz Parque. Vale destacar que apenas a decisão conta com ida e volta, com a equipe de melhor campanha decidindo em casa.
Leia também
O retrospecto recente
- Esta será apenas a 10ª vez que um “quadrangular” é disputado pelos maiores clubes do estado. A primeira vez que ocorreu foi em 1983.
- A última vez que o quarteto esteve na semifinal foi em 2019. À época, o São Paulo se classificou em cima do
Palmeiras , enquanto o Corinthians superou o Santos. Na final, o Timão foi campeão sobre o Tricolor Paulista. - Em 2020, os “intrusos” foram Ponte Preta e Mirassol, que foram superados por Palmeiras e Corinthians, respectivamente. O Verdão foi o campeão.
- Já em 2021, o Mirassol novamente se colocou entre os grandes e fez a semifinal da competição contra o São Paulo. O clube do interior foi derrotado para o campeão daquele ano. Após eliminar o Corinthians, o Palmeiras foi o vice-campeão.
- Em 2022 foi a vez do Bragantino se colocar entre os semifinalistas. O Massa Bruta perdeu para o Palmeiras, que levantou a taça contra o São Paulo.
- Em 2023, o Água Santa conseguiu ir além das semifinais. Em um quadrangular com três equipes do interior, a equipe de Diadema passou pelo Bragantino e só foi derrotada pelo bicampeão Palmeiras. O Ituano também figurou entre os semifinalistas naquele ano.
- Em 2024, o Santos superou o Novorizontino nas semifinais, enquanto o Palmeiras passou pelo Bragantino. Na final, o Verdão alcançou o tricampeonato contra o Peixe.