O Corinthians venceu a Ponte Preta por 1 a 0 nesta quarta-feira (29), no Estádio Moisés Lucarelli, casa da Macaca em Campinas (SP). O gol alvinegro foi marcado pelo atacante Talles Magno, artilheiro da equipe nesta temporada, com três gols.
O duelo ficou marcado principalmente pela péssima condição do gramado do Estádio Moisés Lucarelli. Fortes chuvas caíram sobre Campinas durante a tarde, que praticamente inviabilizaram um jogo com troca de passes das duas equipes.
Com o resultado, o Corinthians se mantém na segunda colocação de seu grupo, liderado pelo Mirassol. As equipes se diferenciam neste momento pelo saldo de gols, favorável à equipe do interior paulista. A Ponte Preta fica no terceiro lugar do Grupo D, atrás de São Bernardo e Palmeiras.
O Corinthians volta a campo neste sábado (1), quando encara o Noroeste, na Neo Química Arena. No dia seguinte, a Ponte Preta visita o Água Santa, também pela sexta rodada do Paulistão.
Gramado pesado
O duelo no Moisés Lucarelli atrasou por quase uma hora devido às fortes chuvas que atingiram o gramado. O campo campineiro teve vários pontos de alagamento, que fizeram a arbitragem optar pelo adiamento da partida.
Com isso, o duelo foi de muita disputa física e pouca bola rolando no chão. Os dois times tiveram que abusar das ligações diretas ao ataque em meio às dificuldades de trocar passes na maior parte do campo.
Primeira chance clara
Quem soube se aproveitar dos diversos lançamentos diretos foi o centroavante Yuri Alberto, do Corinthians. E por pouco, ele não conseguiu marcar o que seria o primeiro gol alvinegro na partida.
A jogada começou nos pés de Igor Coronado, que deu belo lançamento ainda atrás do meio-campo. Yuri recebeu, teve dificuldades para conduzir com o campo molhado, mas conseguiu finalizar de chapa. Bem colocado, Diogo Silva executou a defesa.
Duelo individual
Se o futebol não era de brilhar os olhos em Campinas, o principal atrativo do jogo foi um claro duelo individual entre José Martínez, do Corinthians, e Artur, da Ponte Preta. Ambos se envolveram em uma confusão no começo da partida e foram advertidos com o cartão amarelo.
Trocando farpas durante todo o jogo, os dois tiveram motivos para usar como resposta durante a partida. Martínez quase marcou em belo chute de fora da área, mas foi batido pelo rival da Macaca em um contra-ataque cortado pelo defensor.
Na trave!
Novidade do Corinthians no segundo tempo, o volante Charles quase tirou o grito de gol entalado na garganta da Fiel. O jogador se aproveitou de bola bem escorada por Talles Magno e arriscou de esquerda, acertando o travessão de Diogo Silva.
A chuva não para a magia
Talles Magno, ou Talles “Mágico”, como apelidado pelos corintianos, utilizou de sua chamada magia para superar a chuva e abrir o placar para o Corinthians. Foi o terceiro gol do artilheiro do Timão nesta temporada.
Em belo contra-ataque do Corinthians, Romero acionou Talles, que ficou no mano a mano com a defesa adversária. Embora atrapalhado pelo gramado pesado, o atacante conseguiu puxar para a perna direita e bater com força de fora da área para marcar.
Expulso
Martínez, que passou praticamente todo o jogo amarelado, acabou expulso no decorrer do segundo tempo. O jogador fez falta dura sobre Victor Andrade e freou contra-ataque da Ponte Preta. Com isso, acabou expulso.
O jogador será desfalque do Corinthians no jogo contra o Noroeste, na próxima rodada. Bem como Alex Santana, que tomou o terceiro cartão amarelo.
Ponte Preta 0x1 Corinthians
Ponte Preta
Diogo Silva, Pacheco (Maguinho), Saimon (Concha), Artur e Danilo Barcelos (Bruno Lopes); Emerson, Léo Oliveira e Elvis; Serginho (Éverton Brito), Jean Dias (Victor Andrade) e Danrlei. Técnico: Alberto Valentim.
Corinthians
Hugo Souza; Léo Mana, João Pedro Tchoca, Félix Torres e Hugo (Diego Palacios); Raniele, José Martínez e Igor Coronado (Charles); Talles Magno (Alex Santana); Yuri Alberto (Héctor Hernández) e Romero (Ryan). Técnico: Ramón Díaz.
Motivo: quinta rodada do Paulistão 2025
Data e horário: 29 de janeiro de 2025 (quarta-feira), às 19h45 (de Brasília)
Local: Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira
Auxiliares: Miguel Cataneo Ribeiro da Costa e Rafael Tadeu Alves de Souza
VAR: Márcio Henrique de Gois
Gols:
Talles Magno (18 min 2ºT), para o Corinthians
Cartões amarelos:
José Martínez, Charles e Alex Santana, do Corinthians
Artur, da Ponte Preta
Cartões vermelhos:
José Martínez, do Corinthians