Ouvindo...

Atlético x Cruzeiro: quem é Felipe Fernandes de Lima, árbitro escolhido para final

Felipe Fernandes tem 36 anos, é árbitro da CBF e já apitou outros dois clássicos entre Atlético e Cruzeiro

Felipe Fernandes de Lima foi punido por não marcar um pênalti para o Athletic na semifinal com o Atlético

A Federação Mineira de Futebol (FMF) escolheu o árbitro Felipe Fernandes de Lima para apitar o primeiro jogo da final do Campeonato Mineiro entre Atlético e Cruzeiro. A bola rolará para o confronto às 16h30 (horário de Brasília) deste sábado (30), na Arena MRV, em Belo Horizonte. Essa não será a primeira vez em que o juiz comandará um clássico entre os clubes.

Anteriormente, Felipe Fernandes de Lima apitou outros dois duelos entre Cruzeiro e Atlético. O primeiro foi em março de 2020, quando foi relacionado para o último clássico antes da pandemia da Covid-19. No jogo, o Galo levou a melhor por 2 a 1, no Mineirão, em Belo Horizonte. O confronto foi válido pela primeira fase do Estadual.

Posteriormente, Felipe apitou a final do Campeonato Mineiro de 2022, decidida em jogo único. Novamente, o Atlético venceu o rival no Mineirão, desta vez por 3 a 1, e se sagrou campeão estadual. Um dos gols do jogo, inclusive, teve interferência direta do árbitro, que marcou pênalti para o Galo, convertido pelo atacante Hulk.

Outros jogos

Nesta temporada, o juiz apitou dois jogos do Atlético, dois do Cruzeiro e três do América no Campeonato Mineiro. Felipe esteve na vitória celeste sobre o Tombense por 3 a 1, no Mineirão, pela partida de volta da semifinal do Estadual. Já com o Galo em campo, ele arbitrou o empate em 1 a 1 com o Tombense e a vitória sobre a Patrocinense por 2 a 1.

Natural de Pouso Alegre, Felipe Fernandes de Lima tem 36 anos e é árbitro da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Além dos confrontos válidos pelo Campeonato Mineiro, ele apitou nesta temporada a goleada do Sport sobre o Trem por 4 a 0, no Zerão, em Macapá, pela Copa do Brasil.

Leia também

O clássico

Por ter feito melhor campanha na fase classificatória do Mineiro, o Cruzeiro pôde mandar o segundo jogo da final. Além disso, a equipe da Toca da Raposa tem uma vantagem: conquistará o título estadual em caso de dois empates ou uma vitória e uma derrota pelo mesmo saldo de gols.

Atlético e Cruzeiro se enfrentaram uma vez em 2024. Na ocasião, em 3 de fevereiro, também um sábado e na Arena MRV, o time celeste venceu por 2 a 0, pela terceira rodada da fase classificatória do Campeonato Mineiro, o time celeste. Paulo César Zanovelli (Fifa-MG) apitou este jogo.

Participe dos canais da Itatiaia Esporte:

Jornalista pela PUC Minas, Pedro Leite é repórter do portal Itatiaia Esporte. Tem experiência na cobertura diária de portais, redes sociais e jornal impresso. Apaixonado por futebol, já passou pelo Superesportes.