Ouvindo...

Primeira final entre Atlético e Cruzeiro no Mineiro teve W.O. e título alvinegro

Série de matérias da Itatiaia vai relembrar todos os encontros entre os rivais em finais de Mineiro

Coluna do Alexandre Simões

Atlético e Cruzeiro irão disputar em 2024 a 26ª final direta entre eles pelo título do Campeonato Mineiro. Essa história teve início há quase um século, em 1931, numa decisão que foi um dos pontos de partida para a maior rivalidade do Estado, pois a taça foi garantida pelos atleticanos com um WO.

Apesar de o Galo ter levado a melhor no primeiro encontro decisivo entre os rivais, o placar geral das 25 finais disputadas entre eles nesses 93 anos é de 14 a 10 para a Raposa. Em 1956 eles dividiram a taça num dos capítulos mais polêmicos da história do confronto.

A partir de hoje, conto, a cada dia, a história de uma decisão ou de um conjunto de finais, que fizeram do Cruzeiro x Atlético o confronto que mais decidiu o Campeonato Mineiro na história.

1931

Atlético e Palestra Itália (Cruzeiro) terminaram o Campeonato da Cidade (Mineiro) empatados em pontos numa competição que ficou marcada pelas desistências de América, Sete de Setembro e Villa Nova, que tiveram divergências com a Liga Mineira de Desportos Terrestres (LMDT), precursora da Federação Mineira de Futebol (FMF). Assim, todos os resultados deles foram descartados.

Atleticanos e palestrinos somaram sete vitórias e uma derrota em oito partidas, com cada um perdendo o clássico na casa do rival.

Com a igualdade, foi marcada uma melhor de três. No primeiro jogo, no Barro Preto, em 29 de novembro de 1931, o Atlético venceu por 2 a 1. No segundo confronto, no Estádio Antônio Carlos, em Lourdes, uma semana depois, o combinado de trazer um árbitro do Rio de Janeiro não foi cumprido pelo Atlético.

Na preliminar, entre aspirantes dos dois clubes, aconteceu uma grande briga e o campo foi invadido por muita gente, com atletas do Palestra Itália sendo agredidos. A proposta atleticana foi de uma lista com o nome de três árbitros mineiros para que fosse escolhido um.

Os palestrinos, que eram tricampeões com as taças de 1928, 1929 e 1930, não aceitaram, e apesar de entrarem em campo, a partida não teve início.

A Liga Mineira de Desportos Terrestres (LMDT) tentou remarcar o confronto, mas o Palestra Itália não aceitou. O Atlético foi declarado vencedor por W.O. do segundo jogo decisivo, que seria em 6 de dezembro de 1931, e garante a taça.

O episódio provocou o rompimento entre os dois clubes. No ano seguinte, Palestra Itália, América e Villa Nova deixaram a LMDT e fundaram a Associação Mineira de Esportes Geraes (AMEG).

Por isso, em 1932, Minas Gerais teve dois campeonatos. O Villa Nova venceu a competição que teve ainda América e Palestra Itália, com o Atlético vencendo a outra.

No ano seguinte, as quatro forças do Estado voltaram a jogar a mesma competição com a implantação do Profissionalismo em Minas Gerais.

Amanhã: a decisão de 1940

Leia também

Participe dos canais da Itatiaia Esporte:

Alexandre Simões é coordenador do Departamento de Esportes da Itatiaia e uma enciclopédia viva do futebol brasileiro