Ouvindo...

Dirigente do América defende SAF’s e faz alerta a clubes sobre riscos de má gestão

Idealizador do Fórum SAF, Paulo Lasmar celebrou terceira edição do evento em Belo Horizonte debatendo o futuro das SAF’s e o impacto da lei no cenário nacional

Paulo Lasmar, vice-presidente do Conselho Deliberativo do América

O Fórum SAF chegou à sua terceira edição nesta quinta-feira (16), em Belo Horizonte. O evento, idealizado por Paulo Lasmar, vice-presidente do Conselho Deliberativo do América, reuniu especialistas de diversas áreas para discutir os avanços e desafios do modelo de Sociedade Anônima do Futebol (SAF) no país.

Em entrevista exclusiva à Itatiaia, Lasmar destacou que o Fórum nasceu em Minas Gerais e continuará sendo sediado no estado. Segundo ele, a proposta surgiu após a sanção da Lei da SAF, em 2021, que permitiu aos clubes brasileiros migrarem do formato associativo tradicional para o modelo empresarial.

“O Fórum SAF começou por vontade de alguns amantes do futebol em analisar e discutir a grande transformação que iria acontecer com a edição da lei”, explicou Lasmar. “A ideia foi reunir profissionais de diferentes áreas para debater a importância dessa mudança e tentar visualizar o futuro do futebol brasileiro”, completou.

Formato consolidado

Quase quatro anos após a criação da lei, o dirigente afirma que o país já vive uma nova realidade. Para ele, o formato de Sociedade Anônima veio para ficar — não apenas por razões tributárias, mas também pela necessidade de gestão responsável e transparente nas entidades esportivas.

“Os clubes precisam compreender que não há mais espaço para gastar recursos de forma desordenada, sem respeitar orçamentos e sem transparência”, alertou Lasmar, que mandou recado aos clubes que não buscam uma maior organização interna.

“Como sociedades anônimas, eles passam a estar sujeitos inclusive à decretação de falência. Ou os clubes se organizam e adotam uma gestão profissional, ou o Brasil começará a ver o fechamento de clubes por má administração, como já ocorre na Europa”, foi além.

Estrutura está mudando

O idealizador do evento reforçou que o momento é de transformação estrutural no futebol nacional e que a discussão promovida pelo Fórum é essencial para o crescimento sustentável do esporte.

“O futebol brasileiro está passando por uma grande transformação, e estamos aqui para debater e colaborar para que ele cresça de forma organizada. O objetivo é ver o Brasil voltar a brilhar no cenário mundial, com campeonatos equilibrados, clubes saudáveis financeiramente e atletas de ponta”, concluiu Lasmar.

O Fórum SAF 2025 contou com painéis sobre governança, investimentos e sustentabilidade financeira, reunindo dirigentes, empresários e especialistas do setor esportivo.

Leia também

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH. Já atuou em diversas áreas do jornalismo, como assessoria de imprensa, redação e comunicação interna. Apaixonado por esportes em geral e grande entusiasta dos e-sports