Ouvindo...

Com confusão e pênaltis, Grêmio elimina Juventude e avança à final do Gauchão

Mais uma vez, Volpi brilha nas penalidades e classifica o Tricolor

Volpi brilhou, defendeu duas penalidades e converteu uma na decisão da semifinal

Com confusão e emoção, o Grêmio eliminou o Juventude neste sábado (1), nos pênaltis, em duelo no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, e se classificou à final do Campeonato Gaúcho. Depois de perder por 2 a 1 no tempo regulamentar, o Tricolor contou com o protagonismo de Volpi nas penalidades para garantir a vaga na decisão.

Volpi defendeu dois pênaltis e ainda viu o Juventude mandar uma das cobranças para fora.

No primeiro jogo da semifinal, o Grêmio havia vencido por 2 a 1, na Arena. Por isso, o triunfo do Ju, neste sábado (1), forçou as penalidades.

Volpi brilha!

Depois de ter sido o herói da classificação também nos pênaltis na Copa do Brasil, o goleiro Tiago Volpi brilhou novamente. No Jaconi, o arqueiro defendeu duas cobranças e ainda converteu uma, se tornando o destaque da classificação tricolor.

Jogo da confusão

No tempo regulamentar, o Grêmio foi inferior ao Papo nos dois tempos e ainda ficou com um homem a menos a partir da expulsão de Jemerson, no final do primeiro tempo. No segundo, o Jaconero marcou dois gols. Quando a classificação dos mandantes parecia uma realidade, Gustavo Martins marcou para o Tricolor, igualando o placar no agregado de 3 a 3. O time de Porto Alegre havia vencido o jogo de ida por 2 a 1, no último dia 22.

O gol do zagueiro gremista acabou gerando uma grande confusão em campo, devido a uma suposta falta em Luís Mandaca de Gustavo Martins ao finalizar de bicicleta. O técnico Gustavo Quinteros e o lateral Reginaldo receberam o cartão vermelho depois de análise do VAR.

Primeiro tempo

Com alguns erros nos primeiros minutos de partida, um fato inusitado chamou atenção aos oito minutos. A lata do spray usada por Daronco estourou por conta do calor em Caxias do Sul. O juiz precisou paralisar o jogo para retirar o excesso do material em campo.

Aos 17 minutos, Jean Carlos soltou uma bomba, que estourou na defesa do Grêmio. Com muito calor em Caxias, aos 31 minutos, o jogo foi paralisado para hidratação dos atletas. A primeira chance da partida de fato, com finalização, foi aos 32 minutos, quando Jean Carlos mandou para o gol e Jemerson cortou.

Aos 34, Batalla finalizou em velocidade, e Volpi se atirou para defender. Em seguida, o atacante pressionou o Tricolor de novo.

Aos 46 minutos, Jemerson foi para a rua. O zagueiro que já tinha amarelo, acabou puxando a camiseta do atleta do Juventude, levou o segundo amarelo, e deixou a partida.

Segundo tempo

A segunda etapa começou parecida com a primeira, e com um a menos, o Grêmio sofria mais pressão do Juventude. Aos 14, Alan Ruschel cruzou e Wagner Leonardo afastou. Em seguida, Ewerthon soltou uma bomba e Volpi defendeu. Aos 20, foi a vez de Mandaca incomodar a defesa gremista.

Depois de tentar, o Ju conseguiu abrir o placar aos 21 minutos, com gol de Adriano Martins. 1 a 0 Ju.

Aos 39, Nenê cruzou e Mandaca aproveitou para marcar o segundo do Jaconero. 2 a 0 Ju.

Quando a classificação parecia perdida pela derrota, aos 51, Gustavo Martins marcou e levou o Grêmio para os pênaltis. 2 a 1.

Confusão!

O gol de Gustavo Martins precisou ser analisado e confirmado pelo VAR. Os jogadores de Grêmio e Juventude iniciaram uma confusão em campo. O técnico Gustavo Quinteros invadiu o campo e deu um empurrão no rosto de Ênio, do Ju.

Todos os atletas do Jaconero foram cobrar o técnico gremista pela agressão. A Polícia Militar precisou entrar em campo e controlar os ânimos.

Mesmo depois de confirmar o gol, a partir de informações do VAR, Daronco decidiu ir à cabine para analisar o gol gremista. O árbitro confirmou o gol tricolor e decidiu expulsar Gustavo Quinteros, técnico do Grêmio, e Reginaldo, lateral do Juventude.

Pênaltis (2x3)

  • Grêmio: Wagner Leonardo converteu;
  • Juventude: Nenê bateu e Volpi defendeu;
  • Grêmio: Pavón bateu e Gustavo defendeu;
  • Juventude: Giovany converteu;
  • Grêmio: Arezo converteu;
  • Juventude: Jadson converteu;
  • Grêmio: Volpi converteu;
  • Juventude: Alan Ruschel bateu e Volpi defendeu;
  • Grêmio: Villasanti bateu e Gustavo defendeu;
  • Juventude: Ênio mandou para fora!

Grêmio na final!

Juventude (2) 2 x 1 (3) Grêmio

Juventude

Gustavo; Ewerthon, Abner, Adriano Martins e Alan Ruschel; Giraldo, Jadson e Jean Carlos; Batalla, Taliari e Erick Farias. Técnico: Fábio Mattias.

Grêmio

Volpi; João Pedro, Jemerson, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Villasanti, Cuéllar, Christian Oliveira, Monsalve e Cristaldo; Braithwaite. Técnico: Gustavo Quinteros.

Gols
Adriano Martins e Mandaca, do Juventude; Gustavo Martins, do Grêmio;

Cartões amarelos
Jemerson, do Grêmio (42min 1T), Jemerson, do Grêmio (46min 1T)

Cartão vermelho
Quinteros, técnico do Grêmio; Reginaldo, lateral do Juventude;

Motivo: Jogo de volta da semifinal do Campeonato Gaúcho

Data e horário: 1 de março de 2025, às 16h30 (de Brasília)

Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul - RS

Árbitro: Anderson Daronco (RS)

Assistentes: Maíra Moreira e Tiago Diel (RS)

VAR: Caio Max (RN)

Leia também

Gaúcha de Porto Alegre, Mauri Dorneles é formada em Jornalismo pela PUC-RS e trabalha como correspondente do portal Itatiaia Esporte no Sul do Brasil. Também cursou Cinema. Antes da Itatiaia, passou por Correio do Povo, Record RS, Rádio Grenal, RBS TV e Band.