A Federação Cearense de Futebol (FCF) divulgou nesta sexta-feira (29) o desmembramento das cinco rodadas da primeira fase do Campeonato Estadual de 2024, com datas e horários. O torneio será disputado de 18 de janeiro a 22 de março.
Como fará a pré-temporada nos Estados Unidos, entre 11 e 19 de janeiro, o
Os estádios onde ocorrerão os jogos ainda não foram anunciados. Os jogos terão transmissão da TV Verdes Mares (afiliada da TV Globo no Ceará), pelo Ge.com, pelo Canal GOAT e pela FCF TV no Youtube (inclusive para fora do Brasil).
O primeiro Clássico-Rei do ano entre Ceará e Fortaleza será em 8 de fevereiro, um domingo, às 16h40 (de Brasília). Os times ainda vão se enfrentar duas vezes na Série A do Brasileiro, podem se encontrar mais duas vezes na final do Cearense, além de jogos possíveis nas Copas do Nordeste e do Brasil.
Veja datas e horários dos confrontos da primeira fase (horário de Brasília):
1ª rodada
- Ceará x Tirol - 18/1 (sábado) - 16h40
- Floresta x Barbalha - 18/1 (sábado) - 19h
- Iguatu x Maracanã - 19/1 (domingo) - 16h
- Ferroviário x Horizonte - 19/1 (domingo) - 18h30
- Fortaleza x Cariri - 27/1 (segunda-feira) - 20h
2ª rodada
- Barbalha x Cariri - 23/1 (quinta-feira) - 20h
- Horizonte x Fortaleza - 25/1 (sábado) - 16h40
- Iguatu x Floresta - 25/1 (sábado) - 19h
- Ferroviário x Ceará - 26/1 (domingo) - 17h
- Maracanã x Tirol - 26/1 (domingo) - 17h30
3ª rodada
- Barbalha x Horizonte - 28/1 (terça-feira) - 19h
- Floresta x Ferroviário - 29/1 (quarta-feira) - 19h
- Ceará x Iguatu - 29/1 (quarta-feira) - 20h
- Tirol x Cariri - 30/1 (quinta-feira) - 19h
- Fortaleza x Maracanã - 30/1 (quinta-feira) - 20h
4ª rodada
- Ceará x Barbalha - 1/2 (sábado) - 16h40
- Cariri x Iguatu - 2/2 (domingo) - 16h
- Floresta x Fortaleza - 2/2 (domingo) - 17h
- Ferroviário x Maracanã - 3/2 (segunda-feira) - 20h
- Horizonte x Tirol - 4/2 (terça-feira) - 19h
5ª rodada
- Fortaleza x Ceará - 8/2 (domingo) - 16h40
- Cariri x Ferroviário - 8/2 (domingo) - 16h40
- Tirol x Floresta - 8/2 (domingo) - 16h40
- Maracanã x Barbalha - 8/2 (domingo) - 16h40
- Iguatu x Horizonte - 8/2 (domingo) - 16h40
O formato do Campeonato Cearense
O torneio terá dez participantes, entre 18 de janeiro e 22 de março, com formato igual ao de 2024 em 11 datas.
Veja como ficaram os grupos:
- Grupo A: Ceará, Floresta, Maracanã, Horizonte e Cariri.
- Grupo B: Fortaleza, Ferroviário, Iguatu, Barbalha e Tirol.
A primeira fase terá dois grupos de cinco times, com os do Grupo A enfrentando os do B, em partidas apenas de ida. Ceará e Fortaleza estão em lados distintos e farão o primeiro Clássico-Rei do ano em fevereiro.
Os primeiros de cada grupo avançam direto para as semifinais, com os segundos e terceiros colocados se enfrentando nas quartas de final, em jogos mata-mata de ida e volta.
Quem passar encara nas semis os líderes das chaves que ficarão esperando, também em duas partidas. O cruzamento será definido com base na campanha da etapa de grupos.
Os vencedores se encontram na final, em dois jogos. Os quartos e quintos colocados da fase inicial jogarão um quadrangular, em turno único, para definir os dois rebaixados à Série B. Haverá, como novidade, uma disputa de 3º lugar com os perdedores das semifinais.
A CBF antecipou em seu calendário o início dos Estaduais em 2025 para 12 de janeiro, para conseguir começar antes a Série A do Brasileiro, que vai ter que parar entre junho e julho, por quatro semanas, por causa do Super Mundial de Clubes. O torneio da Fifa terá quatro times do Brasil. Palmeiras, Flamengo e Fluminense já estão classificados, e Atlético ou Botafogo, quem ganhar a Libertadores-2024, também jogará.
A Federação Cearense optou por iniciar seu estadual quase uma semana depois, dia 18, dando dias a mais de pré-temporada, principalmente a Ceará e Fortaleza.