Ouvindo...

Santos busca empate com Fortaleza em duelo direto contra o rebaixamento

Leão sai na frente no primeiro tempo, mas Peixe consegue salvar um ponto na reta final com ajuda de Neymar

Santos empata com o Fortaleza pela Série A do Campeonato Brasileiro

Em confronto direto na parte inferior da tabela, Santos e Fortaleza ficaram no empate em 1 a 1, na tarde deste sábado (1º), pela Série A do Campeonato Brasileiro. Adam Bareiro marcou para o Leão, mas Bruno Pacheco (contra) igualou para o time santista.

O resultado é negativo para ambos os times que buscam fugir do rebaixamento. O Peixe, ao menos, segue fora do Z4: a equipe ocupa a 16ª colocação, com 33 pontos em 30 jogos. São dois pontos a mais que o Vitória, 17º da tabela.

Já o Laion aparece logo abaixo na classificação, na 18ª posição, com 28 pontos nos mesmos 30 jogos. Uma vitória teria colocado o time de Martín Palermo mais próximo de deixar a zona de rebaixamento.

Agora, são cinco pontos de desvantagem para o próprio Alvinegro Praiano, primeiro fora do Z4.

Próximas partidas

O Santos terá uma sequência pesada nas próximas rodadas do Brasileirão. Na próxima quinta-feira (6), às 21h30 (de Brasília), a equipe visita o líder Palmeiras, no Allianz Parque, em São Paulo. Já no domingo (9), às 18h30 o adversário será o Flamengo, vice-líder, no Maracanã.

O Fortaleza também terá um clássico na 32ª rodada. Na quinta-feira (6), às 20h, o Leão enfrenta o Ceará, como visitante, na Arena Castelão, na capital cearense.

Jogo começou aberto na Vila Belmiro

Apesar de estarem lutando contra o rebaixamento, os minutos iniciais da partida foram de dois times buscando o gol. O Fortaleza teve a primeira oportunidade, com Lucas Sasha em chute de fora da área — Brazão defendeu em dois tempos.

A resposta santista foi com Rollheiser, aos 13 minutos, que desviou cruzamento na pequena área e por muito pouco não abriu o marcador.

Brazão voltou a trabalhar no lance seguinte, fechando o canto no mano a mano com Breno Lopes pelo lado esquerdo. Brítez, de cabeça, também assustou os donos da casa.

Fortaleza sai na frente (e poderia ser mais)

Melhor em campo, o Leão do Pici abriu o placar aos 35 minutos com Adam Bareiro. Breno Lopes recebeu na ponta esquerda, ajeitou e cruzou na medida para o centroavante desviar de cabeça no canto de Brazão.

Cinco minutos depois, a zaga do Santos saiu jogando errado e Pochettino acionou Breno Lopes na velocidade. O camisa 26 ganhou de Luan Peres no corpo, entrou na área e rolou para Bareiro só empurrar para o gol. Era o 2 a 0 do Fortaleza, se o lance não fosse anulado por impedimento de Breno na jogada.

Leia também

Pressão do Peixe em busca do empate

O Santos voltou do intervalo indo para cima do Fortaleza. Vojvoda colocou Robinho Jr., Tiquinho e Arão logo no intervalo, com o time santista mais ofensivo.

Luan Peréz, de fora da área, Tiquinho Soares, de voleio, e Adonis, de cabeça, tentaram empatar nos primeiros minutos. A melhor chance, porém, foi do Fortaleza, com Diogo Barbosa desperdiçando bom contra-ataque.

Neymar entra e Santos melhora

A entrada de Neymar mudou o rumo do jogo na Vila Belmiro. A presença do camisa 10 do Peixe, de volta ao time após 48 dias, fez o Fortaleza apertar mais a marcação, com uma preocupação maior no jogador.

E coube ao astro iniciar a jogada do gol de empate do Santos. Ele fingiu um drible na entrada da área e serviu Adonis. O defensor, como um ponta direita, cruzou rasteiro, a bola desviou em Bruno Pacheco e enganou Brenno. 1 a 1 na Vila.

Goleiros trabalham e placar não sai da igualdade

Os minutos finais foram de emoção para os dois lados na Vila Belmiro. O Laion chegou bem em contra-ataque com Moisés, que deu lindos dribles em Adonís (que ficou no chão), mas parou em Gabriel Brazão.

Do outro lado, Neymar teve grande oportunidade em cobrança de falta na meia-lua da área. O camisa 10 deu uma paradinha antes de bater, tocou colocado por cima da barreira e Brenno saltou para espalmar.

Santos 1 x 1 Fortaleza

Santos

Gabriel Brazão; Igor Vinícius, Adonis Frías, Luan Peres e Escobar; João Schmidt (Willian Arão), Zé Rafael e Victor Hugo (Neymar); Barreal (Robinho Jr), Rollheiser (Tiquinho Soares) e Lautaro Díaz (Guilherme). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

Fortaleza

Brenno; Mancuso (Tinga), Brítez, Gastón Ávila e Bruno Pacheco; Pierre (Pablo Roberto), Lucas Sasha e Pochettino (Diogo Barbosa); Herrera (Yago Pikachu), Breno Lopes e Bareiro (Moisés). Técnico: Martín Palermo.

Gols

Bareiro, aos 34 minutos do primeiro tempo; Adônis Frías, aos 28 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos

João Schmidt, Lautaro Díaz, Adonis Frías, Luan Peres (Santos); Brítez, Pochettino (Fortaleza).

Árbitro: Anderson Daronco (RS).

Público: 13.356 torcedores.

Renda: R$ 743.510,50.

Local: Vila Belmiro, em Santos (SP).

Motivo: 31ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro

Mineiro de Barão de Cocais e jornalista graduado na Fumec. Passagens pela Rádio FUMEC e pelos portais FutebolNews, TechTudo e brasileirao.com.br. Apaixonado pelo bom futebol, por jogadas ensaiadas e grande defensor do “feijão com arroz”.