Atuando como visitante no Estádio Nilton Santos, o Flamengo jogou melhor e venceu o Vasco, neste sábado (1º), por 1 a 0. Bruno Henrique chegou ao 10º gol em clássicos contra o rival, e garantiu a vitória do Rubro-Negro na primeira partida da semifinal do Campeonato Carioca.
Pela melhor campanha, o time de Filipe Luís já entrou no confronto com a vantagem em caso de igualdade de pontos e saldo de gols. A partida de volta será no Maracanã.
Agora, o Flamengo pode até perder por um gol de diferença que avançará para a decisão. O Vasco precisa vencer por dois ou mais gols de diferença no próximo sábado (8).
A partida será no Maracanã. Na outra chave, Fluminense e Volta Redonda se enfrentam nos dois próximos domingos, dias 2 e 9 de março. A vantagem de resultados iguais é do Voltaço.
Clássico começa quente!
Os primeiros minutos de bola rolando no Nilton Santos foram de um clássico mais pegado do que jogado. Foram nove faltas e cinco cartões - três para o Vasco - antes da parada técnica.
Apesar do Flamengo dominar as ações e ter a posse de bola, foi o Vasco que levou mais perigo à meta de Rossi. Jair, de fora da área, finalizou à esquerda da meta do Rubro-Negro, aos 18.
Rayan perde chance incrível!
As melhores chances ficaram para os minutos finais do primeiro tempo. Aos 42, o Vasco encaixou contra-ataque e ficou cara a cara com Rossi, que defendeu.
No rebote, o atacante finalizou, e Léo Ortiz, quase na linha, evitou o gol.
Aos 45, o erro de Lucas Piton, que escorregou dentro da área, ofereceu a chance para o Flamengo. Plata cruzou, mas ninguém apareceu na área para finalizar a jogada.
A pressão é do Flamengo
A equipe de Filipe Luís voltou melhor do intervalo. Aos sete, Arrascaeta quase marcou gol olímpico. Aos nove, Luiz Araújo finalizou por cima. Aos 11, arriscou de novo e acertou o travessão.
Rei dos Clássicos em ação
Carille foi o primeiro a mexer no time: Loide, estreante, entrou no lugar de Matheus. O Vasco não conseguiu sair da pressão do Flamengo, que contou com a estrela de Bruno Henrique.
Aos 22, o atacante recebeu de Varela, ajeitou e acertou um chutaço no ângulo de Léo Jardim: 1 a 0 para o Flamengo. Foi o 10º gol do BH27 em 15 jogos contra o Vasco. É o “Rei os Clássicos”!
Em vantagem, coube ao time de Filipe Luís administrar a vantagem até o apito final de Bruno Arleu de Araújo. A equipe de Carille, por sua vez, não foi capaz de criar grandes oportunidades.
Nos minutos finais, quando parte da torcida do Flamengo já soltava o “olé” com a troca de passes da equipe de Filipe Luís, o Vasco ameaçou pela última vez na bola parada, mas Rossi defendeu e garsntiu a vitória.
Vasco 0x1 Flamengo
Vasco
Léo Jardim; Paulo Henrique, João Victor, Lucas Freitas e Lucas Piton; Hugo Moura, Jair (Sforza) e Mateus Carvalho (Loide Augusto); Coutinho (Payet), Rayan (Garre) e Vegetti - Técnico: Fábio Carille.
Flamengo
Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Varela; Erick Pulgar, Gerson e Arrascaeta (Matheus Gonçalves); Plata (Ayrton Lucas), Luiz Araújo (Allan) e Bruno Henrique (Wallace Yan) - Técnico: Filipe Luís
- Gols: Bruno Henrique (22'/2ºT), do Flamengo
- Cartão amarelo: Lucas Piton, Vegetti, João Victor, Mateus Carvalho e Hugo MOura (VAS); Erick Pulgar e Wesley (FLA)
- Cartão vermelho: Não houve.
- Renda e público: R$ 764.864,00 / 10.788 pagantes / 10.986 presentes
- Motivo: Jogo válido pela semifinal do Campeonato Carioca
- Local: Estádio Nilton Santos, Rio de Janeiro
- Data e hora: 1 de março de 2025, às 17h45 (de Brasília)
- Árbitro: Bruno Arleu de Araújo
- Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique e Hugo Filemon Soares
- Arbitro de vídeo: Rodrigo Carvalhães de Miranda