Na manhã desta quarta-feira (11) na sede da Federação Carioca de Futebol (Ferj) ficou definido no Conselho Arbitral a nova fórmula de disputa do
Ao invés de uma primeira fase com todos contra todos com os quatro primeiros avançando, o Carioca do ano que vem terá dois grupos formados por seis equipes. Ao total são 12 clubes.
Os grupos se enfrentam entre si na primeira fase, com seis partidas, e os quatro primeiros avançam para as quartas de final. Nesta fase, as equipes se enfrentam com cruzamentos por posição. O primeiro colocado do Grupo A enfrenta o quarto colocado do Grupo A, assim como no Grupo B. O 2º colocado encara o 3º.
Já na semifinal terá dois jogos com partidas de ida e volta. Os confrontos serão definidos por sorteio e não por campanha conquistada. A grande novidade fica por conta da decisão da competição em jogo único que deve acontecer no Maracanã.
O regulamento foi votado pelos 11 clubes que participam da elite, além do Sindicato dos Atletas que representou o 12º participante que ainda não está definido já que a Série B do Campeonato Carioca ainda está em andamento.
A pontuação do valor de cada voto foi definida pela classificação conquistada nesta edição. Sendo assim, o voto do
Fluminense pondera
O presidente do Fluminense, Mário Bittencourt, participou da reunião de forma remota, já que está nos Estados Unidos com a delegação para a disputa do Mundial de Clubes da Fifa. O clube foi o único a votar contra esta forma pedindo dois jogos nas quartas de final e não na semifinal. Mas acabou acompanhando depois a unanimidade.
O Flamengo foi representado pelo presidente Luiz Eduardo Baptista, enquanto o Vasco enviou seu CEO, Carlos Amodeo. O Botafogo teve representantes da área jurídica no conselho.
Sorteio das chaves
Ficou definido também os grupos com dois grandes em cada chave. O Fluminense e Vasco estão no Grupo A, enquanto Flamengo e Botafogo encabeçam o Grupo B. Sendo assim, existe a chance dos times da mesma chave não se enfrentarem em todo o torneio.
O Grupo A é formado por:
- Fluminense
- Vasco
- Volta Redonda
- Sampaio Corrêa
- Portuguesa
- Promovido da Série B
Já o Grupo B terá:
- Flamengo
- Botafogo
- Madureira
- Maricá
- Boavista
- Nova Iguaçu
Clássicos
Como o novo formato coloca o chaveamento de grupos cruzados, cada clube dos considerados quatro grandes do Rio de Janeiro farão dois clássicos na primeira fase com a chance de um encontro de um eventual terceiro clássico nas fases finais do torneio.
Segundo as datas bases definidas, os clássicos no torneio se iniciam a partir da terceira rodada da competição. O primeiro duelo entre arquirrivais será entre Flamengo e Vasco.
Taça Rio
Os quatro times que foram eliminados nas quartas de final disputarão um mata-mata pelo título da Taça Rio. Vale lembrar que o campeão garante vaga na Copa do Brasil do ano seguinte.
Rebaixamento
Os quatro times que forem eliminados na fase de grupos jogarão em um quadrangular entre si, com jogos de ida e volta, para se manter na elite. O pior colocado está rebaixado, enquanto o 11º disputa um playoff contra o 2º colocado da Série B.
Outra mudança é o número de rebaixados. Até esta edição, apenas a equipe que ficava na última colocação geral estava na Segunda Divisão.
Veja a primeira rodada
Datas base dia 21 de janeiro
- Fluminense x Madureira
- Vasco x Maricá
- Volta Redonda x Boavista
- Sampaio Corrêa x Nova Iguaçu
- Promovido Série B x Flamengo
- Portuguesa x Botafogo