Ouvindo...

Times

Em Fonte Nova lotada, Bahia e Vitória decidem título do Campeonato Baiano

Leão leva vantagem por ter vencido o primeiro confronto, no Barradão, mas Esquadrão venceu todas as partidas que jogou em casa em 2024

Com a Fonte Nova lotada, Bahia e Vitória decidem, neste domingo (7), o título do Campeonato Baiano de 2024. A bola começa a rolar às 16h (de Brasília), na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA), com mando tricolor.

O Leão tem a vantagem por ter vencido o primeiro jogo da final, disputado no Barradão, por 3 a 2. Logo, só precisa de um empate para ficar com a taça. O Esquadrão precisa vencer por um gol de diferença para levar a decisão para os pênaltis, e por dois para garantir o título ainda no tempo regulamentar.

Os ingressos para o Ba-Vi estão esgotados. Por recomendação do Ministério Público da Bahia (MP-BA), os clássicos na capital baiana são disputados com torcida única. Portanto, apenas tricolores estarão presentes na Fonte.

Desfalques e retornos

Do lado do Bahia, o atacante Everaldo, com uma lesão na coxa, segue de fora. O lateral-direito Cicinho, contudo, recuperado de um problema muscular, está à disposição do técnico Rogério Ceni.

Já o Vitória terá de volta o meia Daniel Jr. O jogador ex-Cruzeiro foi desfalque nos últimos jogos por conta de uma lesão na virilha. Treinou com o grupo normalmente durante a semana e pode entrar em campo.

O técnico Léo Condé só não poderá contar com o atacante Everaldo, machucado, e com os seis reforços anunciados na semana final da última janela de transferências. O zagueiro Reynaldo, os volantes Luan e Léo Naldi, os meias Pablo e Jean Mota, e o atacante Luiz Adriano chegaram depois do prazo de inscrição na competição estadual.

Força da Fonte Nova

O Bahia já mostrou, em 2024, que tem potencial para cumprir o objetivo de virar a decisão e conquistar a taça do Baianão. O time treinado por Rogério Ceni venceu todas as oito partidas que jogou na Arena Fonte Nova, palco do duelo, neste ano.

Seis delas terminaram com pelo menos dois gols de diferença, placar necessário para a equipe conquistar o título ainda no tempo regulamentar.

São 26 marcados e apenas três sofridos no período. O levantamento não leva em consideração o jogo contra o Jequié, na 1ª rodada do Campeonato Baiano, em que o Esquadrão atuou com um time sub-20.

Bom retrospecto do Vitória

Por outro lado, o Vitória também mostra credenciais para ficar com o troféu. Desde o início do Campeonato Baiano, em 1905, o Leão da Barra nunca deixou escapar um título depois de ter vencido o primeiro jogo da final.

Dos 29 títulos conquistados pelo Rubro-Negro na história do Baianão, oito deles aconteceram quando o time saiu na frente nas finais que previam pelo menos duas partidas. O detalhe é que todas essas conquistas vieram diante do Bahia.

A primeira vez que o Vitória venceu seu maior rival na final foi em 1957. Naquele ano, o Leão venceu os dois jogos, por 4 a 0 e 2 a 0, respectivamente.

Bahia x Vitória

Bahia

Marcos Felipe; Arias, Kanu, Victor Cuesta e Rezende; Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro, Cauly e Luciano Juba; Thaciano. Técnico: Rogério Ceni.

Vitória

Lucas Arcanjo; Zeca, Camutanga, Wagner Leonardo e PK; Willian Oliveira, Dudu, Rodrigo Andrade e Matheusinho; Osvaldo e Alerrandro. Técnico: Léo Condé.

Motivo: jogo de volta da final do Campeonato Baiano de 2024

Data e horário: 7 de abril de 2024 (domingo), às 16h (de Brasília)

Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)

Árbitro: Emerson Ricardo de Almeida Andrade (BA)

Auxiliares: Luanderson Lima dos Santos (Fifa-BA) e Elicarlos Franco de Oliveira (BA)

Árbitro de vídeo: Daniel Nobre Bins (Fifa-RS)

Transmissão

TV: TVE, na TV aberta e no canal do veículo no YouTube

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Nuno Krause é correspondente da Itatiaia na região Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM. Atua no jornalismo esportivo desde 2019.
Leia mais