Ouvindo...

Times

América vira sobre o Guarani, segue invicto e entra no G4 da Série B

Coelho começou mal e viu defesa ‘entregar’ gol, mas se recuperou e buscou virada fora de casa para manter sequência invicta

O América segue invicto na Série B do Campeonato Brasileiro 2024. Nesta segunda-feira (20), o Coelho venceu o Guarani de virada por 2 a 1, em duelo da 6ª rodada da competição. Luccas Paraizo abriu o placar para os donos da casa em grande falha da defesa americana, mas Fabinho e Moisés garantiram os três pontos no estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas.

O resultado coloca o Coelho na 4ª posição da tabela, com 12 pontos. América e Goiás seguem as únicas equipes invictas na competição. Do outro lado, o Guarani segue na vice-lanterna, com apenas 3 pontos em seis jogos.

Leia também

Próximo compromisso das equipes

Sem tempo a perder, América e Guarani já precisam se preparar para a sequência da Série B. Na sexta-feira (24), o Coelho recebe o Santos em Belo Horizonte, enquanto o Bugre enfrenta o Paysandu no sábado (25), em Campinas. Ambos os duelos serão da 7ª rodada da competição.

Começo turbulento do América e pressão do Guarani

Os primeiros momentos de jogo tiveram amplo domínio do Guarani, que empurrou a defesa do América e criou boas oportunidades para abrir o placar. A ideia do América, entretanto, era buscar saídas em contra-ataque, mas a equipe paulista controlava as ações e via o adversário pouco produzir.

Ainda em meio à pressão do Bugre, o Coelho acabou “entregando” o primeiro gol da partida. Ainda aos 18 minutos, Ricardo Silva e Dalberson se atrapalharam na defesa e a bola sobrou livre para Luccas Paraizo, que teve o gol aberto para marcar. Falha bizarra da defesa americana.

Reação americana e controle do jogo

O América insistiu nas saídas em contra-ataque e passou a ganhar território para jogar, mesmo com a desvantagem no placar. Em uma dessas escapadas, o Coelho emplacou linda jogada para igualar o marcador.

Após bom lance de Juninho, Renato Marques recebeu a bola na ponta direita e cruzou na segunda trave. Praticamente sozinho, o atacante Fabinho teve apenas o trabalho de cabecear para o fundo da rede.

O empate “ficou barato” para o Coelho na etapa inicial, especialmente pelas ações após o gol de Fabinho. Moisés foi destaque na reta final do primeiro tempo e chegou a acertar a trave. O América foi para o vestiário muito mais próximo do segundo gol do que o Guarani.

Segundo tempo mais disputado e com chances para ambos os lados

Na volta do intervalo, nenhum dos times parecia satisfeito com o empate. Os dois times tentaram o ataque e tiveram chances de assumir a ponta do marcador, mas esbarraram nas defesas e nas próprias falhas ofensivas.

O Coelho teve mais posse de bola e presença no campo de ataque, mas errou muitos passes e viu as ações ofensivas reduzidas. O goleiro Vladimir também foi decisivo para evitar o segundo gol americano.

Do outro lado, o Guarani encontrou dificuldades para atacar o América, e quando conseguia, parava em bloqueios da defesa e pouco ofereceu perigo ao goleiro Dalberson.

VAR entra em ação, e América pula na frente

Em jogada de ataque pela direita, Renato Marques cruzou, mas a bola desviou na defesa e se perdeu pela linha de fundo. Entretanto, os jogadores do Coelho reclamaram de toque de mão do zagueiro Douglas, do Guarani, fato confirmado pela arbitragem após consulta ao VAR.

Capitão americano após a saída de Juninho, Moisés assumiu a responsabilidade, deslocou o goleiro Vladimir e marcou pela primeira vez após o retorno ao Coelho, garantindo não só os três pontos, mas também uma vaga no G4 da Série B.

Guarani 1x2 América

Guarani

Vladimir, Diogo Mateus, Douglas, Lucas Adell (Léo Santos) e Jefferson; Matheus Bueno, Camacho e Chay (Gustavo França); Luccas Paraizo (Rafael Freitas), João Victor e Reinaldo (Marlon Douglas). Técnico: Júnior Rocha.

América

Dalberson; Mateus Henrique, Éder, Ricardo Silva e Marlon; Alê (Felipe Amaral), Juninho (Benítez) e Moisés, Adyson (Vitor Jacaré), Fabinho (Felipe Azevedo) e Renato Marques (Brenner). Técnico: Cauan de Almeida.

Gols
Luccas Paraizo (18min 1T) do Guarani
Fabinho (29 min 1T); Moisés (33 min 2T) do América

Cartões Amarelos

Chay; Diogo Mateus; Jefferson; Matheus Bueno (Guarani)

Motivo: 6ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Estádio: Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas
Data e horário: segunda-feira, 20 de maio, às 21h (horário de Brasília)

Árbitro: Anderson Ribeiro Gonçalves (GO)
Assistentes: Leone Carvalho Rocha (GO) e Tiago Gomes da Silva (GO)
VAR: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (RJ)


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.
Leia mais