O
Em nota oficial, o clube mineiro questionou a anulação do segundo gol da equipe e a interferência do VAR em um lance envolvendo o goleiro Gustavo nos acréscimos. O Coelho reforçou que a iniciativa tem como objetivo “contribuir para a melhoria e clareza do futebol brasileiro”.
O duelo foi marcado por momentos de tensão e decisões polêmicas. Aos 28 minutos do segundo tempo, após cruzamento de Miguelito, Rafa Silva balançou as redes, mas o gol foi anulado por toque de braço do lateral Júlio César — decisão confirmada pelo VAR.
Nos acréscimos, o árbitro também revisou um lance envolvendo o goleiro Gustavo e decidiu não marcar pênalti para o Coritiba.
Confira a nota divulgada pelo América na íntegra
O América Futebol Clube informa que protocolou pedido junto à Comissão de Arbitragem da CBF referente aos lances da partida deste domingo, contra o Coritiba. O documento solicita duas explicações:
- Anulação do segundo gol: O América questiona o critério utilizado para anular o segundo gol da equipe. As imagens exibidas pelo VAR não permitem concluir que a bola toca no braço do atleta Júlio César, pelo que deveria prevalecer a decisão de campo.
- Interferência do VAR nos acréscimos: esclarecimentos sobre o critério do VAR para solicitar a análise pelo árbitro do lance ocorrido com o atleta Gustavo, quando o goleiro do América disputa a bola pelo alto com o adversário, sem qualquer movimento faltoso, lance não passível de revisão.
O América reforça que sua iniciativa tem como objetivo principal contribuir para a melhoria e clareza do futebol brasileiro.
Coritiba também reclama da arbitragem
O Coritiba divulgou uma nota oficial na noite deste domingo (21), horas após a derrota por 1 a 0 para o América, no Independência, em Belo Horizonte, pela 27ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O Coxa cobra a marcação de pênalti no fim da partida.
O lance na grande área no final do jogo levou o árbitro ao VAR por possível pênalti do goleiro Gustavo, que acertou o zagueiro Jacy ao tentar cortar um cruzamento. Contudo, a penalidade não foi marcada, e o Coelho garantiu o triunfo.
No choque, o antebraço do goleiro bateu em Jacy. O clube paranaense divulgou uma foto do jogador com um grande ferimento na testa. O Coxa promete ir à CBF para reclamar das últimas partidas em que se sentiu prejudicado.
“Mais uma vez, decisões de arbitragem tiveram influência direta no resultado final e se somam a uma sequência de erros sucessivos que vêm prejudicando de maneira significativa o desempenho da nossa equipe”, diz a nota.
Fora da zona de rebaixamento
Com a vitória sobre o Coritiba, o América deixou a zona de rebaixamento e chegou aos 30 pontos, na 16ª colocação da Série B. O Coxa perdeu a liderança e agora ocupa o segundo lugar, com 47 pontos, um atrás do Goiás.