O
O gol do confronto foi marcado pelo boliviano Miguelito, que começou no banco de reservas e entrou na segunda etapa.
Com o resultado, o Coelho foi aos 30 pontos, na 16ª colocação. Já o Coritiba perdeu a liderança da competição e caiu para a segunda posição, com 47 pontos, apenas um atrás do líder Goiás.
Como foi o jogo
Os primeiros minutos foram de grande domínio por parte do América, contudo, a pressão do Coelho não foi convertida em gols. Após os 20 minutos, o Coxa equilibrou as ações e ‘tomou conta’ do jogo. Foi então que começou a grande atuação do goleiro Gustavo.
A equipe paranaense obrigou o dono da meta americana a fazer, ao menos, cinco grandes defesas para salvar o Coelho. Entre as finalizações com perigo do Coritiba, um chute na trave com Gustavo Coutinho. Durante a pressão dos visitantes, a torcida do Coelho pedia a entrada do meia Miguelito nas arquibancadas.
Segundo tempo
Na etapa final, o técnico Alberto Valentim ouviu os torcedores e acionou Miguelito, que entrou no lugar de Willian Dubgod e mudou o jogo para o Coelho. Apesar do segundo tempo ter começado da mesma forma que terminou o primeiro, com pressão do Coritiba, o boliviano fez a diferença.
Após linda jogada de Thauan pelo lado esquerdo, com direito à caneta em Zeca, o atacante cruzou para Miguelito, que só teve o trabalho de escorar e abrir o placar para o América aos 25 minutos. A torcida americana presente no Independência foi ao delírio e gritou o nome do meia a plenos pulmões.
Pouco depois, aos 28 minutos, Miguelito recebeu livre após escanteio e cruzou para Rafa Silva, que finalizou e marcou. Contudo, o VAR entrou em ação e anulou o que seria o segundo gol do América, por desvio do chute do camisa 99 no braço do lateral Júlio César.
A reta final da partida foi repleta de drama. Um lance na grande área no final do jogo levou o árbitro ao VAR por possível pênalti do goleiro Gustavo. Contudo, a penalidade não foi marcada e o Coelho garantiu o triunfo.
Próximos compromissos
O América volta a campo na próxima quinta-feira (25), às 21h30, no Estádio Antônio Accioly, em Goiânia, para enfrentar o Atlético Goianiense. Já o Coritiba entra em campo no mesmo dia, mas às 19h, quando recebe o Criciúma, no Couto Pereira, em Curitiba.
América x Coritiba
América
Gustavo; Júlio César, Ricardo Silva, Lucão e Paulinho; Felipe Amaral (Emerson), Kauã Diniz, Elizari (Yago Souza) e Stenio (Thauan); Arthur (Rafa Silva) e Willian Bigode (Miguelito). Técnico: Alberto Valentim.
Operário-PR
Pedro Morisco; Zeca, Maicon, Jacy e João Almeida (Bruno Melo); Sebas Gómez, Wallisson (Josué) e Vini Paulista (Carlos de Pena); Lucas Ronier, Iury Castilho (Nicolas Careca) e Gustavo Coutinho (Dellatorre). Técnico: Mozart.
- Motivo: 27ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
- Data e horário: Domingo, 21 de setembro, às 16h (de Brasília)
- Local: Estádio Independência, Belo Horizonte
- Cartões amarelos: Rafa Silva, do América; Josué e Carlos de Pena, do Coritiba
- Arbitragem: Lucas Guimarães Rechatiko Horn (RS)
- Auxiliares: Michael Stanislau (RS) e Tiago Augusto Kappes Diel (RS)
- VAR: Charly Wendy Straub Deretti (SC)